Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto "ARI Convida" recebe professora da Colômbia

Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 16h00 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 16h38 | Acessos: 262

 

O que: Projeto "ARI Convida"
Quando: 20/06 a 22/06
Onde:campus Sosíegenes Costa

A UFSB recebe, nesta semana, a professora  Alexandra González Mora, da Universidad Católica Luis Amigó-Colômbia. Na manhã desta quarta (20), ela participou do componente curricular Sujeitos, sociedades e Relações de poder da Pós-graduação em Estado e Sociedade: Um Diálogo sobre as práticas discursivas como base da exclusão social. Fique atento às próximas atividades?


21/06/22018

14 às 16 horas

Encontro com pesquisadores interessados em realizar intercâmbios acadêmicos.
Local: Campus Sosígenes Costa

 

18:30 às 22:30 horas

Palestra aberta à comunidade acadêmica da UFSB.

Aportes da psicanálise e das ciências sociais ao trabalho com famílias em risco de exclusão social.

Esta pesquisa elucida e analisa novas propostas de trabalho psicossocial com sujeitos em condição de pobreza socio-econômica que são, ao mesmo tempo, acolhidos e obrigados a participar de programas institucionais orientados para seu atendimento. O estudo foi realizado a partir de uma experiencia laboral na asociação Kolectivo de Jóvenes (Valencia – España), responsável pela gestão de de um dos Centros de Día de Inserción Socio Laboral de la Consellería de Bienestar Social de Valencia, que era frequentado diariamente por jovens da América Latina (especialmente da Colômbia, Equador, Peru, República Dominicana); árabes (Marrocos, Argélia, Saara Ocidental), Roménia e Polónia, além de jovens e famílias de imigrantes do sul da Espanha. A análise coloca em relação a experiência subjetiva dos participantes com as estruturas sociais atuais, a partir de uma perspectiva interdisciplinar que põe em diálogo a sociologia e a psicanálise para a construção de uma nova noção de trabalho comunitário e compressão de práticas de exclusão social.

Local: Auditório Monte Pascual 3, Campus Sósígenes Costa, Porto Seguro, BA.

LINK: http://webconf2.rnp.br/sala05_csc_ufsb


22/06/2018

16:30 às 18:00 horas 

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PATRIMÔNIO E MEMÓRIA PPGES/UFSB: A Universidade e a Cidade na Construção da Memória Coletiva de 22 a 23 de junho de 2018

Mesa 2: O Papel do Esquecimento na Construção da Memória Apaziguada
Coordenação: Ana Carneiro, PPGES/UFSB

Identidade e memória coletiva: possibilidades de reconstrução do tecido social em uma comunidade afetada pelo conflito armado colombiano.
Rafael Patino, PPGS/UFSB: Intersubjetividade, memória e formas desrespeito: possibilidades de resistência em contextos de violência.
Janaína Losada PPGES/UFSB: "O mundo que chora pelas baleias: uma mirada sobre as mortes animais na cultura contemporânea"

Local: Auditório Monte Pascual, Campus Sosígenes Costa- UFSB, Porto Seguro


 

Além das atividades, a professora estreita laços com a universidade para fechar, em breve, Convênio de Cooperação entre as Instituições.

 

Sobre a Palestrante:

Alexandra Mora é psicóloga de la Universidad de San Buenaventura-Colômbia. Mestre em Terapia Familiar Sistêmica, acreditada como psicoterapeuta pela FEAP (Federación Española de Asociaciones de Psicoterapeutas). Doutora em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid. Foi diretora do “Centro de Día de Inserción Sociolaboral” para jovens e famílias famílias em situação de vulnerabilidade social em Valencia–Espanha. Atualmente é docente da Universidad Católica Luis Amigó, na Pós-graduação em Intervenções Psicossociais e na Pós-graduação em Terapia Familiar. Pesquisa sobre famílias em risco de exclusão social e com população vítima do conflito armado na Colômbia, a partir de uma perspectiva de gênero.

registrado em:
Fim do conteúdo da página