Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

Apresentação

Toda atividade de ensino, pesquisa ou extensão que utiliza animais como modelo deve ser analisado por uma Comissão de Ética no Uso de Animais ou colegiado similar, visando a qualificação destas atividades e evitando o uso inapropriado ou abusivo dos animais. Portanto, a CEUA- UFSB (Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal do Sul da Bahia), instituída e regulamentada em maio de 2015 (RESOLUÇÃO N° 22/2015) tem por finalidade analisar, à luz dos princípios éticos, toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais do filo Chordata sob a responsabilidade da instituição, seguindo e promovendo as diretrizes normativas nacionais e internacionais para pesquisa e ensino.

A CEUA não tem por princípio a inibição do uso de animais, mas promover o uso racional deste recurso, buscando sempre o refinamento de técnicas e a substituição de modelos, que permitam a redução no uso de animais. A finalidade desta conduta é promover a constante melhora na eficiência do uso de animais seja na pesquisa como no ensino. Além disso, o CEUA desempenha um papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão crítica sobre as práticas de ensino e pesquisa científica que envolvam o uso de animais.

Antes de qualquer atividade envolvendo um animal, o pesquisador ou professor deverá encaminhar a sua proposta á CEUA e só poderá iniciar a pesquisa ou atividade educacional envolvendo animais após a aprovação da Comissão, apresentada em Parecer.

Contato: ceua@ufsb.edu.br

Formulário para solicitação de autorização

Resolução e Ato de nomeação dos membros

– Destaques