Portal do Governo Brasileiro
Bacharelados Interdisciplinares (BIs)

Além de possibilitar ao estudante a aquisição de competências e habilidades para uma posterior formação profissional (2º Ciclo) ou ingresso em curso de pós-graduação (3º Ciclo), os BI são cursos de graduação plenos que têm por objetivo oferecer formação humanística, científica e artística de modo interdisciplinar, promovendo a autonomia para a aprendizagem interprofissional e uma inserção mais abrangente e multidimensional no mundo do trabalho.

A proposta pedagógica dos BI baseia-se em três eixos estruturantes do processo de ensino-aprendizagem: mobilização para o conhecimento mediante Compromisso de Aprendizagem Significativa (aprender a aprender); cooperação intersubjetiva (aprender junto/com), participando de um Sistema Integrado de Aprendizagem Compartilhada; e construção do processo de aprendizagem com base na prática, orientado a partir de problemas concretos.

Nesta etapa da Formação, o estudante tem a possibilidade de: 1) ingressar em uma Área de Concentração (AC), percurso dos que pretendem tomar o BI como requisito para formação profissional no segundo ciclo; ou 2) de permanecer na Grande Área, que assegura formação interdisciplinar no campo escolhido (Artes, Ciências, Humanidades ou Saúde). À exceção do BI em Artes, todos os demais cursos oferecem a opção de duas ou mais Áreas de Concentração.

Os cursos de BIs têm duração de nove quadrimestres (três anos), sendo o primeiro ano comum em estrutura curricular ao ABI-LI e são ofertados nos turnos vespertino e noturno. Os cursos ofertados pela UFSB são:


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+