Ofertas – BI Saúde

atividade complementar

OFERTAS

2015/3

Em 2014/3, foram oferecidas 90 vagas para acesso direto e, em 2015/3, em novo Edital, serão oferecidas outras 90 vagas para os estudantes da ABI, totalizando 180 vagas, sendo 30 novas vagas para cada campus universitário. O estudante que escolheu o BI em Saúde está convidado a construir o seu percurso nesse próximo quadrimestre-letivo a partir da seguinte oferta:

1. Oficina de Textos em Língua Inglesa Aplicados à Saúde – OTLI-S (60h)

2. Bases Bioquímicas da Vida (60h)

3. Cidadania e Novos Direitos (60h)

4. Bases Bioecológicas da Saúde (30h)

5. Gênero, Sexualidades e Saúde (30h)

6.Introdução à Pesquisa em Saúde (30h)

7. Epidemiologia e Análise de situação de saúde (60h)

8. Biologia Geral (60h)

9. Campo da Saúde: Saberes e Práticas (60h)

Desses nove CCs do eixo de formação específica que serão oferecidos neste 4o quadrimestre, cinco compõem o NCFE e são obrigatórios para a Grande Área e para quem ingressar em qualquer uma das Áreas de Concentração: os CCs Oficina de Textos em Língua Inglesa aplicados à Saúde(60h), Bases Bioecológicas da Saúde (30h), Introdução à Pesquisa em Saúde (30h), Epidemiologia e Análise de situação de saúde (60h) e Campo da Saúde: Saberes e Práticas (60h), sendo que este já foi, obrigatoriamente, cursado pelos estudantes que ingressaram diretamente no BI em Saúde, embora possam não tê-lo sido ainda pelos estudantes da ABI. Entretanto:

• Bases Bioquímicas da Vida (60h) – que estudará o metabolismo das biomoléculas, as bases bioquímicas dos processos metabólicos e as diversas reações enzimáticas utilizadas in vitro para fins de pesquisas e aplicações biotecnológicas em saúde, pretende estimular o conhecimento crítico, básico mas abrangente em bioquímica e das relações entre os conhecimentos construídos e os fenômenos cíclicos da vida – é CC do Bloco A, portanto Optativo para quem ingressar na Grande Área ou em qualquer uma das AC;

• Biologia Geral (60h) – que estudará a origem e evolução da vida; a importância da entropia na manutenção da vida; as estruturas e o metabolismo de células; o papel do RNA e do DNA para o armazenamento de informações e a síntese de moléculas; a importância do aumento da complexidade da estrutura e do metabolismo celular para a diversificação de formas de vida; os conceitos de espécie e as teorias pré e pós-darwinianas – é CC do Bloco A, portanto Optativo para a Grande Área e para qualquer uma das ACs, mas concorre, no mesmo horário, com o CC Epidemiologia e Análise de situação de saúde (60h), que é Obrigatório;

• Cidadania e Novos Direitos (60h) – que, a partir do conceito de cidadania, estudará o direito como processo social, construído em meio a lutas e confrontos; a participação cidadã e movimentos sociais como forças criadoras de novos direitos, os direitos coletivos e difusos; e o acesso à justiça como uma condição da democracia – é CC do Bloco B, portanto Optativo para a Grande Área e para quem ingressar na AC Estudos em Saúde Coletiva;

• Gênero, Sexualidades e Saúde (30h) – que estudará como as relações de gênero e as vivências de sexualidade se associam à saúde, enfermidade e cuidado, desenvolvendo a sensibilização para a atenção integral, equidade e garantia de direitos sexuais e reprodutivos de grupos vulneráveis – é CC do Bloco B, portanto Optativo para a Grande Área e para quem ingressar na AC Estudos em Saúde Coletiva. Para completar a carga horária, o estudante pode, ainda, cursar como CC Livre um ou mais CCs oferecidos por qualquer outro curso. Por fim, quanto à gestão acadêmica do BI em Saúde, em caso de alguma dúvida ou queixa, os estudantes devem acionar seu Colegiado de Curso, órgão que tem por finalidade planejar, coordenar e supervisionar as atividades de ensino-aprendizagem de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+