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Áreas de Concentração – BI Saúde

Sobre o BI em Saúde

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ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO 

Para facilitar a preparação dos que pretendem tomar o BI em Saúde como requisito para formação profissional no segundo ciclo, o PPC detalha, inicialmente, duas Áreas de Concentração (AC):

1) Estudos em Saúde-Enfermidade-Cuidado (ESEC); e

2) Estudos em Saúde Coletiva (ESC).

A primeira AC é preferencial para progressão aos cursos de Enfermagem e Medicina; a segunda, ao curso de Saúde Coletiva. Outras ACs poderão ser oportunamente agregadas à oferta do BI-Saúde, a depender de novas propostas e/ou composição de ofertas curriculares combinando elementos de ACs e cursos de formação profissional. A escolha de uma AC pode acontecer no início da etapa equivalente ao Módulo de Formação Específica do Bacharelado Interdisciplinar (quarto quadrimestre); ou a posteriori, proposta pelo estudante, validada pelo orientador e aprovada pelo Colegiado de Curso. Os CCs Optativos estão organizados em Unidades Curriculares (UC) do tipo Blocos Temáticos, que devem servir de base à construção de diferentes trajetórias acadêmicas. Essas UC, não por acaso, organizam os principais conhecimentos e competências interprofissionais da saúde a serem desenvolvidas pelo estudante, a depender do percurso a ser construído. Combinadas de diferentes maneiras e ênfases, corresponderão a diferentes Áreas de Concentração (AC).

  • AC em Estudos em Saúde, Enfermidade e Cuidado (SEC)

Essa modalidade de formação orienta o estudante para os cursos de segundo ciclo em Medicina e Enfermagem. Assim como na Grande Área, o estudante da SEC deve cursar a Formação Geral (FG) e o Núcleo Comum da Formação Específica em Saúde (NCFE). No entanto, há um direcionamento dos CCs optativos, que constituem parte das outras 930 horas que completam a Formação Específica. Na SEC, 360 horas de CCs Optativos devem ser cursadas na Unidade Curricular A (Bases Bioecológicas da Saúde) e 300 horas na Unidade Curricular C (Integração de Competências Técnicas em Semiologia/Propedêutica). 

UC A – Bases Bioecológicas da Saúde Refere-se ao estudo da estrutura molecular e celular dos seres vivos, de sua organização em tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, respostas imunopatológicas aos agentes agressores de natureza biológica, física e química, reação a parasitas e vetores com seus hospedeiros e aspectos ambientais e ecológicos. Além do estudo dos principais agentes microbiológicos, nesse bloco introduzem-se o estudo dos principais problemas de patologia humana. Componentes Curriculares:

1. Bases Bioquímicas e Metabólicas da Vida (60h);

2. Bases Morfofuncionais da Vida (60h);

3. Biologia Geral (60h); **

4. Biologia Celular (60h); **

5. Biologia Molecular (60h);**

6. Ecologia de Microrganismos: Virulência e Patogenicidade (60h); **

7. Genética Básica (60h); **

8. Mecanismos Fisiológicos (60h);

9. Neurociências e Comportamento (60h);

10. Biofísica (30h); **

11. Princípios de Farmacologia e Toxicologia (60h);

12. Princípios de Patologia (60h);

13. Vulnerabilidade e Imunologia (60h). 

UC C – Integração de Competências Técnicas em Semiologia Orienta-se fundamentalmente para a introdução à Clínica, campo de saber e prática definidor das formações (e profissões) em saúde e, assim como naqueles cursos de segundo Ciclo, aqui organizado por Ciclos de Vida: gestação, infância, adolescência, idade adulta e velhice. Componentes Curriculares:

1. Semiologia/Propedêutica clínica geral (60h);

2. Semiologia/Propedêutica em saúde na gestação(60h);

3. Semiologia/Propedêutica em saúde na infância e na adolescência (60h);

4. Semiologia/Propedêutica em saúde na idade adulta (60h);

5. Semiologia/Propedêutica em saúde na velhice (60h). **

CCs compartilhados com o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências. Outras 300 horas em CCs livres, que podem pertencer às Unidades Curriculares do BI Saúde, a outros cursos da UFSB ou outras instituições. Até 180 horas de CCs Livres poderão ser substituídas por Atividades Complementares validadas pelo Colegiado de Curso do BI-Saúde.

  • Formação na Área de Concentração Estudos em Saúde Coletiva (ESC)

Nessa modalidade de formação, orienta o estudante para o curso de segundo ciclo em Saúde Coletiva. O estudante da ESC deve cursar a Formação Geral (FG) e o Núcleo Comum da Formação Específica em Saúde (NCFE). No entanto, há um direcionamento dos CCs Optativos, que constituem parte das outras 930 horas do eixo de formação específica. Na ESC, 360 horas de CCs Optativos devem ser cursadas nas Unidades Curriculares A (Bases Bioecológicas da Saúde) e/ou B (Bases Psicossocioculturais da Saúde) e 300 horas na Unidade Curricular D (Integração de Competências Técnicas em Promoção da Saúde). 

UC A – Bases Bioecológicas da Saúde 

Refere-se ao estudo da estrutura molecular e celular dos seres vivos, de sua organização em tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, respostas imunopatológicas aos agentes agressores de natureza biológica, física e química, reação a parasitas e vetores com seus hospedeiros e aspectos ambientais e ecológicos. Além do estudo dos principais agentes microbiológicos, nesse bloco introduzem-se o estudo dos principais problemas de patologia humana. Componentes Curriculares:

1. Bases Bioquímicas e Metabólicas da Vida (60h);

2. Bases Morfofuncionais da Vida (60h);

3. Biologia Geral (60h); **

4. Biologia Celular (60h); **

5. Biologia Molecular (60h); **

6. Ecologia de Microrganismos: Virulência e Patogenicidade (60h); **

7. Genética Básica (60h); **

8. Mecanismos Fisiológicos (60h);

9. Neurociências e Comportamento (60h);

10. Biofísica (30h); **

11. Princípios de Farmacologia e Toxicologia (60h);

12. Princípios de Patologia (60h);

13. Vulnerabilidade e Imunologia (60h). 

UC B – Bases Psicossocioculturais da Saúde 

Aborda a diversidade de ações e práticas sociais de cuidado à saúde individual e coletiva, temas referentes à subjetividade e ao comportamento humano e suas correlações com a Saúde, desenvolvimento sustentável e saúde ambiental, inclusão social, violência e saúde, num contexto de busca de maior qualidade de vida. Utilizar-se-á da perspectiva históricoestrutural para a articulação interdisciplinar dos diversos CCs. Componentes Curriculares:

1. Acessibilidade, Inclusão e Saúde (30h);

2. Bases Psíquicas e Culturais da Morte, Perda e Luto (30h);

3. Bases Psíquicas, Sociais e Culturais da Saúde (30h);

4. Biodireito (60h); ##

5. Bioética (60h); ##

6. Cidadania e novos direitos (60h);##

7. Corporeidade, subjetividade e contemporaneidade (60h); ##

8. Crenças, Religiões, Espiritualidade e Saúde (30h);

9. Culturas, Saberes Tradicionais e Práticas de Saúde (60h);## ++

10. Desenvolvimento Humano e Ciclo Vital (60h);

11. Fundamentos de Psicologia (60h) ;##

12. Gênero, Sexualidades e Saúde (30h);

13. Gestão Pública e Social (60h);##

14. Modelos de Saúde-Enfermidade-Cuidado (30h); 15. Racionalidades Médicas e Sistemas Terapêuticos (60h);++

16. Relação Sujeito-Profissional de Saúde (60h);++

17. Subjetividade, Cuidado e Saúde (60h);++

18. Temas Contemporâneos sobre Diversidade Sexual (60h);##

19. Tópicos Especiais em Psicologia e Psicanálise (60h) ; ##

20. Trabalho e Saúde (60h).

UC D –

Integração de Competências Técnicas em Promoção e Vigilância em Saúde Unidade integradora de conhecimentos aprendidos pela aplicação do enfoque epidemiológico e das ciências sociais em saúde nas áreas de Análise de Situação de Saúde, Vigilância e Promoção da Saúde Componentes Curriculares:

1. Aplicações Matemáticas e Computacionais em Saúde (60h);

2. Direito e Ecocomplexidade (60h); ##

3. Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (60h);

4. Comunicação em Saúde (60h); 5. Estatística Básica (60h); **

6. Estatística Multivariada (60h);**

7. Planejamento e Gestão em Saúde (60h);

8. Promoção da Saúde (60h);

9. Questões Socioambientais Contemporâneas (60h);##

10. Saúde da Família e da Comunidade (60h);

11. Território, Políticas Públicas e Participação (60h);##

12.Tópicos Especiais em Promoção da Saúde (30h);

13.Tópicos Especiais em Vigilância em Saúde (30h);

14. Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (60h);

15. Vigilância Epidemiológica e Controle de Agravos (60h);

16. Vigilância Sanitária e Controle de Determinantes (60h).

Legenda: ** -> CCs compartilhados com o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências. ## -> CCs compartilhados com o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. ++ -> CCs que podem ser cursados como parte do NCFE ou como Optativos. Outras 300 horas devem ser cursadas em CCs livres, que podem pertencer às Unidades Curriculares do BI Saúde, a outros cursos da UFSB ou outras instituições. Até 180 horas de CCs Livres poderão ser substituídas por Atividades Complementares validadas pelo Colegiado de Curso do BI-Saúde.

 




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