Grande Área – BI Saúde

PPC

atividade complementar

GRANDE ÁREA

Visando garantir uma visão ampla dentro da Grande Área de Saúde, todo estudante do BI em Saúde, independente se ingressante em uma Área de Concentração (AC) ou na Grande Área, deverá cursar o Núcleo Comum da Formação Específica em Saúde (NCFE), que totaliza 870 horas, sendo 570 horas de CCs teóricos e 300 horas de atividade prática. Esse NCFE é composto por:

1. Oito CCs teóricos que objetivam desenvolver a compreensão da complexidade da realidade e das bases bioecológicas e socioculturais dos processos vitais normais e patológicos de saúde-enfermidade-cuidado: o Seis (6) CCs Obrigatórios: Epidemiologia e Análise da Situação de Saúde (60h); Introdução à Pesquisa em Saúde (30h); Oficinas de Cuidados em Saúde Baseados em Evidências (30h); Sustentabilidade, Saúde e Qualidade de Vida (60h); Políticas e Serviços de Saúde no Brasil (60h); Bases Bioecológicas da Saúde (30h); e o Dois (2) CCs de Escolha Restrita: Racionalidades Médicas e Sistemas Terapêuticos (60h) ou Culturas, Saberes Tradicionais e Práticas de Saúde (60h); Subjetividade, Cuidado e Saúde (60h) ou Relação Sujeito-Profissional de Saúde (60h).

2. Dois (2) CCs Oficina de Textos em Língua Inglesa (60h cada) e dois CCs de Textos Acadêmicos e Técnicos em Saúde (30h cada), capacitando o estudante para a comunicação técnica e científica;

3. Cinco (5) CCs de Práticas Integradas em Saúde (60h cada), que serão oferecidas de forma transversal, do quinto ao nono quadrimestres de formação, a serem realizados em comunidade e no Sistema Único de Saúde, organizando-se de forma articulada com os demais CCs. O CC Práticas Integradas em Saúde: Análise de Situação e Territorialização marca o ingresso do estudante nas Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA) no 5o quadrimestre-letivo, iniciando o processo de conhecer e analisar a complexidade da realidade local por meio da coleta e análise de informações acerca da saúde da comunidade e nos serviços de saúde. Se permanecer na Grande Área, o estudante deverá cumprir, ainda, 630 horas em CCs Optativos do BI em Saúde, enquanto outras 300 horas serão destinadas a CCs Livres (oferecidos por qualquer curso da UFSB ou por outras instituições, mediante convênios e mobilidade acadêmica), podendo, ainda, aproveitar 180 horas como Atividades Complementares.

UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+