Portal do Governo Brasileiro
Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades

Sobre o BI em Humanidades

BI em Humanidades é um curso de graduação pleno cujo objetivo é oferecer formação geral humanística, científica e artística no campo das Humanidades, de modo interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que conferem autonomia para a aprendizagem interprofissional e uma inserção mais abrangente e multidimensional no mundo do trabalho. O Bacharelado em Humanidades deverá proporcionar algumas competências específicas, dentre estas:

a) Habilidade crítica e reflexiva no âmbito profissional das áreas das Humanidades;
b) Capacidade para realização de estudos ou pesquisas no campo das Humanidades;
c) Capacidade para articular qualidade acadêmica e compromisso com a cidadania no âmbito da pesquisa e da atividade profissional;
d) Sensibilidade e competência para promoção das culturas e respeito à sua diversidade, consideradas em seus próprios termos e premissas.

A Etapa da Formação Específica oferece duas opções ao estudante:
a) ingresso em uma Área de Concentração (AC);
b) permanência na Grande Área, que assegura formação interdisciplinar no campo das Humanidades. Esta etapa conta com carga horária total mínima de 1.500 horas ou 100 créditos.

Grande Área

Se permanecer na Grande Área, o único CC obrigatório é o CC Oficina de Textos em Língua Inglesa Aplicados às Humanidades (60 horas). Além deste CC, o estudante deve cumprir três CCs escolhidos do elenco das “Interdisciplinas” da Área de Humanidades (180 horas) e outros CCs da Grande Área (totalizando 780 horas), além de 480 horas entre CCs Livres e Atividades Complementares, totalizando 1500 horas. São Interdisciplinas do BI-Humanidades relacionadas no respectivo PPC:

1. Culturas e Sociedades Mundiais;
2. Estados e Civilizações Mundiais;
3. Culturas e Sociedades contemporâneas;
4. Sociedades, Estados e Poder;
5. Estado, Culturas e Sociedades no Brasil;
6. Temas e questões do Brasil contemporâneo;
7. Metodologias em Humanidades;
8.Interdisciplinaridade: teorias e práticas;
9. Formação e consolidação das Humanidades

Áreas de Concentração

Para facilitar a preparação dos que pretendem tomar o BI Humanidades como requisito para formação profissional no segundo ciclo, o PPC do BI-Humanidades define três Áreas de Concentração (AC):

1) Gestão do Patrimônio Cultural;
2) Culturas, Poderes e Sociedades;
3) Estado, Sociedade e Participação Cidadã.

Se ingressar em uma Área de Concentração (AC), o estudante deverá cursar sete CCs obrigatórios da AC, totalizando 420 horas.

  • CCs Obrigatórios da AC Gestão do Patrimônio Cultural:1. Bases filosóficas e epistemológicas das Humanidades;
    2. Patrimônio, acesso público e gestão;
    3. Etnologia e etnicidades no Brasil;
    4. Antropologia, cultura e sociedade;
    5. Temas de Arqueologia brasileira;
    6. Temas em perspectiva histórica;
    7. Práticas e projetos em Humanidades.
  • CCs Obrigatórios da AC Culturas, Poderes e Sociedades:1. Bases filosóficas e epistemológicas das Humanidades;
    2. Introdução aos Estudos Culturais;
    3. Antropologia, cultura e sociedade;
    4. Comunicação, cultura e diversidades;
    5. Temas em Teoria Social;
    6. Temas em perspectiva histórica;
    7. Práticas e projetos em Humanidades.
  • CCs Obrigatórios da AC Estado, Sociedade e Participação Cidadã:1. Bases filosóficas e epistemológicas das Humanidades;
    2. Território, Políticas Públicas e Participação;
    3. Relações sociais e políticas na contemporaneidade;
    4. Gestão Pública e Social;
    5. Cidadania e novos direitos;
    6. Noções de Direito Público;
    7. Práticas e projetos em Humanidades.

Oferta 2015/3

Em 2014/3, foram oferecidas 90 vagas para acesso direto e, em 2015/3, em novo Edital, serão oferecidas outras 90 vagas para os estudantes da ABI, totalizando 180 vagas, sendo 30 novas vagas para cada campus universitário. O estudante que escolheu o BI em Humanidades está convidado a construir o seu percurso nesse próximo quadrimestre-letivo a partir da seguinte oferta:

1. Temas em perspectiva histórica (60h)
2. Cidadania e Novos Direitos (60h)
3. Tópicos especiais em cultura e sociedade brasileira (60h)
4. Oficina de Textos em Língua Inglesa aplicados às Humanidades (60h)
5. Bases Filosóficas e Epistemológicas das Humanidades (60h)
6. Tópicos especiais em culturas contemporâneas (30h)

Desses seis CCs do eixo de formação específica que serão oferecidos neste 4o quadrimestre, apenas um é Obrigatório da Grande Área: o CC Oficina de Textos em Língua Inglesa aplicados às Artes (60h).

Entretanto:
• Bases Filosóficas e Epistemológicas das Humanidades (60h) é CC Obrigatório para quem optar por qualquer uma das três Áreas de Concentração (AC);
• Temas em perspectiva histórica (60h) – que estudará a construção do saber historiográfico e os fundamentos das políticas de preservação do patrimônio histórico/cultural do Brasil – é CC Obrigatório para quem optar pela AC Gestão do Patrimônio Cultural ou Culturas, Poderes e Sociedades, mas optativo da Grande Área e da AC Estado, Sociedade e Participação Cidadã;
• Cidadania e Novos Direitos (60h) – que, a partir do conceito de cidadania, estudará o direito como processo social, construído em meio a lutas e confrontos; a participação cidadã e movimentos sociais como forças criadoras de novos direitos, os direitos coletivos e difusos; e o acesso à justiça como uma condição da democracia – é CC Obrigatório para quem optar pela AC Culturas, Poderes e Sociedades ou Estado, Sociedade e Participação Cidadã, mas Optativo da Grande Área e da AC Gestão do Patrimônio Cultural;

Os CCs Tópicos especiais em cultura e sociedade brasileira (60h) e Tópicos especiais em culturas contemporâneas (30h) são Optativos da Grande Área. Para completar a carga horária, o estudante pode, ainda, cursar como CC Livre um ou mais CCs oferecidos por outro curso. Por fim, quanto à gestão acadêmica do BI em Humanidades, em caso de alguma dúvida ou queixa, os estudantes devem acionar seu Colegiado de Curso, órgão que tem por finalidade planejar, coordenar e supervisionar as atividades de ensino-aprendizagem de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). 


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+