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Bacharelado Interdisciplinar em Ciências

Sobre o BI em Ciências

O BI em Ciências é um curso de graduação pleno cujo objetivo é oferecer formação geral humanística e artística, articulada a uma formação ampla no campo das Ciências, promotora de criatividade, empreendedorismo e do desenvolvimento de competências e habilidades que:

1) confiram autonomia para a aprendizagem interprofissional;
2) uma inserção abrangente no mundo do trabalho; ou
3) um posterior ingresso em curso de pós-graduação.

O BI-Ciências considera as seguintes competências como prioritárias:

1. compreender /conhecer a complexidade da realidade;
2. apreender capacidade de abstração, interpretação, análise, síntese, investigação e criação, combinando distintos campos do conhecimento, em particular das Ciências e das Tecnologias;
3. atuar em prol da transformação da realidade por meio de práticas interdisciplinares em equipe interprofissional;
4. agir com autonomia e auto-organização, comprometendo-se com a educação permanente;
5. desenvolver proficiência em língua portuguesa e em línguas estrangeiras e demonstrar capacidade de comunicação, escuta ativa e empatia;
6. empregar com eficiência recursos tecnológicos de informação em processos de ensino-aprendizagem e práticas profissionais de seu campo de atuação;
7. conduzir-se de acordo com preceitos éticos e deontológicos.

Essa Etapa da Formação Específica oferece duas opções ao estudante:

a) ingresso em uma Área de Concentração (AC);
b) permanência na Grande Área, que assegura formação interdisciplinar no campo das Ciências.

Esta etapa conta com carga horária total mínima de 1.500 horas ou 100 créditos.

Grande Área

Se permanecer na Grande Área, o estudante deverá cumprir 900 horas ou 60% de sua carga horária total (de 1500 h) em CCs da Grande Área das Ciências, incluindo nesta porcentagem os CCs obrigatórios e optativos.

Visando garantir uma visão ampla dentro da Grande Área de Ciências, todo estudante no BI-Ciências, independente se ingressante em uma Área de Concentração (AC) ou se permanecente na Grande Área das Ciências, deverá cursar, no mínimo, cinco (5) CCs oferecidos ao longo de sua formação específica, representativos das seguintes áreas do conhecimento:

1. 1 CC da área de Biologia;
2. 1 CC da área de Química;
3. 1 CC da área de Física;
4. 1 CC da área de Matemática;
5. 1 CC da área de Computação.

Adicionalmente aos 5 CCs obrigatórios que são de livre escolha dentro das áreas citadas acima, o estudante deverá cumprir três CCs também obrigatórios de 15 horas cada, totalizando 45h, denominados Projetos Integradores, a serem oferecidos nos últimos três quadrimestres do curso, denominados:

1. CC Projeto Integrador I – Planejamento;
2. CC Projeto Integrador II – Desenvolvimento;
3. CC Projeto Integrador III – Finalização.

Para completar a carga horária, o estudante pode, ainda, cursar 420 horas de CCs Livres, oferecidos por qualquer outro curso, e aproveitar 180 horas de estudos, pesquisas e/ou atividades de extensão como Atividades Complementares.

Áreas de Concentração

Para facilitar a preparação dos que pretendem tomar o BI Ciências como requisito para formação profissional no segundo ciclo, o PPC do BI-Ciências define, inicialmente, três Áreas de Concentração (AC):

1) Estudos Ambientais (AMB);
2) Ciências Agrárias (AGR);
3) Tecnociências (TEC).

A área de concentração em Estudos Ambientais (AMB) é preferencial para 7 progressão aos cursos de 2º ciclo de Ciências Ambientais, a de Ciências Agrárias (AGR) permite acesso aos cursos do Centro de Formação em Ciências Agrárias e a área de concentração em Tecnociências (TEC) permite acesso mais direto aos cursos do Centro de Formação em Ciência, Tecnologia e Informação. No futuro, outras ACs poderão vir a ser oportunamente agregadas à oferta do BI-Ciências.

Se ingressar em alguma Área de Concentração (AC), o estudante deverá cumprir os CCs obrigatórios definidos para a Grande Área de Ciências e, adicionalmente, 360 horas – das 900 horas reservadas para o eixo de formação específica em Ciências – em alguma AC. Essa escolha pode acontecer: a) no início da Formação Específica (quarto quadrimestre); b) a posteriori.

Três CCs são Obrigatórios a todas as Áreas de Concentração e podem ser cursados como Optativos pelos estudantes da Grande Área das Ciências:
1. Metodologia Científica (TEC-AGR-AMB);
2. Estatística Básica (área de Matemática; TEC-AGR-AMB);
3. Estatística Experimental (área de Matemática; TEC-AGR-AMB).

Área de Concentração em Estudos Ambientais

A Área de Concentração em Estudos Ambientais está organizada em três blocos temáticos que contemplam três linhas de abordagem sobre o ambiente:
1. Estudos sobre o conhecimento dos Sistemas Naturais (bloco A);
2. Estudos sobre a interface de Gerenciamento e Controle das ações sobre os Sistemas Naturais e Antrópicos (bloco B); e,
3. No bloco C, os componentes que tratam dos procedimentos de Produção Limpa e Consumo Sustentável como melhor forma de uso dos recursos naturais para a melhoria da qualidade de vida e manutenção do planeta.

Bloco temático A:Sistemas Naturais

1. Ecologia de Ecossistemas e Biodiversidade (Área de Biologia; AMB);
2. Planeta Terra: Mudanças ao Longo do Tempo Geológico (AMB);
3. Meteorologia e Climatologia (Área de Física; AGR-AMB);
4.Diversidade Vegetal: caracterização, sistemática e evolução (Biologia; AMBAGR);
5.Diversidade Animal: caracterização, sistemática e evolução (Biologia; AMBAGR);
6. Microbiologia (Área de Biologia; AMB).

Bloco temático B: Gestão dos Sistemas Naturais e Controle Ambiental

1. Monitoramento e uso de Indicadores Ambientais (Área de Química; AMB);
2. Manejo e Gestão Ambiental de Recursos Naturais Renováveis e Não Renováveis (AMB);
3.Hidrologia (AMB);
4. Política Nacional e Meio Ambiente (AMB);
5. Agroecologia (AMB);
6. Gestão Ambiental e Sustentabilidade: contribuições da Educação Ambiental (AMB).

Bloco temático C: Produção Limpa e Consumo Sustentável

1. Energia e Ambiente (AMB);
2. Produção limpa e ecologia industrial (AMB);
3. Consumo, Design e Sustentabilidade (AMB);
4. Planejamento e zoneamento ambiental (AMB).

 

Área de Concentração em Ciências Agrárias

A Área de Concentração em Ciências Agrárias pretende proporcionar uma visão de temas das ciências e tecnologias voltadas ao meio rural, sendo dividida em três blocos temáticos: Ciência animal, Ciência vegetal e Tecnificação rural.

Além de proporcionar uma visão da temática rural, os blocos temáticos têm a finalidade de direcionar os discentes que tenham interesse em cursos de segundo ciclo oferecidos principalmente no Centro de Formação em Ciências Agrárias. Entretanto, o discente não tem nenhuma obrigatoriedade de cursar todos os componentes curriculares de um único bloco, podendo transitar entre os blocos temáticos, ficando livre para escolher seus componentes curriculares.

Bloco temático A: Ciência Animal

1. Criação, conservação e produção de Animais (AGR);
2.Noções básicas em reprodução animal (AGR);
3. Princípios da Nutrição Animal (AGR);
4. Anatomia dos Animais domésticos (AGR);
5. Fisiologia dos Animais domésticos (AGR);
6.Histologia e Embriologia (área de Biologia; AGR-AMB);
7. Genética Básica (área de Biologia; AGR-AMB-TEC);
8. Biologia Celular (área de Biologia; SAU-AMB-AGR-TEC);
9. Biologia Molecular (área de Biologia; SAU-AMB-AGR-TEC);
10. Diversidade Animal: caracterização, sistemática e evolução (Biologia; AMBAGR).

Bloco temático B: Ciência Vegetal

1. Proteção de Plantas (AGR);
2. Genética Básica (área de Biologia; AGR-AMB-TEC);
3. Entomologia Geral (área de Biologia; AGR-AMB-TEC);
4. Anatomia e fisiologia vegetal (área de Biologia; AGR-AMB);
5.Diversidade Vegetal: caracterização, sistemática e evolução (área de Biologia; AMB-AGR);
6. Ecologia de Ecossistemas e Biodiversidade (área de Biologia; AMB-AGR);
7. Empreendedorismo Sustentável (AGR);
8. Biologia Celular (área de Biologia; SAU-AMB-AGR-TEC);
9. Biologia Molecular (área de Biologia; SAU-AMB-AGR-TEC);
10. Diversidade Animal: caracterização, sistemática e evolução (área de Biologia; AMB-AGR);
11. Gênese e Morfologia do solo (AGR); 12. Panorama da Agricultura Brasileira (AGR).

Bloco temático C: Tecnificação Rural

1. Movimentos e Interações: Forças e Campos (área de Física; TEC-AMB-AGR);
2. Movimentos e Interações: Energia e Rotações (área de Física; TEC-AMB-AGR);
3. Cálculo Multivariado Aplicado à Ciência, Tecnologia e Inovação (área de Matemática; TEC-AMB-AGR);
4. Representação Gráfica para Engenharia (AGR);
5. Topografia e Georreferenciamento (AGR);
6. Energia e Ambiente (AMB-AGR-TEC);
7. Meteorologia e Climatologia (AGR-AMB);
8. Política e Legislação ambiental (AGR);
9. Gênese e Morfologia do solo (AGR).


Área de Concentração em Tecnociências

A Área de Concentração em Tecnociências é organizada em três blocos temáticos a seguir apresentados:

1. O bloco temático Bases das Engenharias tem como objetivo fornecer conhecimentos teóricos e práticos necessários para a/o estudante que queira prosseguir no segundo ciclo em cursos de engenharia.
2. O bloco temático Bases Biotecnológicas e Bioquímicas tem como objetivo fornecer conhecimentos teóricos e práticos das técnicas biotecnológicas e os processos bioquímicos para a/o estudante da UFSB.
3. O bloco temático C apresenta componentes que direcionam a/o estudante para os campos de Sistemas de Informação e/ou Computação.

Bloco Temático A: Bases da Engenharia

1. Movimentos e Interações: Forças e Campos (área de Física);
2. Movimentos e Interações: Energia e Rotações (área de Física);
3. Transformações Térmicas (área de Física);
4. Fenômenos e Tecnologias Eletromagnéticos (área de Física);
5. Fenômenos Ondulatórios (área de Física);
6. Eletricidade Aplicada (área de Física);
7. Termodinâmica Aplicada (área de Física);
8. Cálculo Univariado Aplicado à Ciência, Tecnologia e Inovação (área de Matemática);
9. Cálculo Multivariado Aplicado à Ciência, Tecnologia e Inovação (área de Matemática);
10. Análise Vetorial Aplicada à Ciência, Tecnologia e Inovação (área de Matemática);
11. Equações Diferenciais Aplicadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (área de Matemática);
12. Álgebra Linear Aplicada à Ciência, Tecnologia e Inovação (área de Matemática);
13. Modelagem Estatística nas Ciências (área de Matemática);
14. Modelagem Matemática e Computacional nas Ciências (área de Matemática).

Bloco Temático B: Bases Biotecnológicas e Bioquímicas

1.Química Geral (área de Química);
2.Química Inorgânica (área de Química);
3.Química Orgânica (área de Química);
4.Química Analítica (área de Química);
5. Biologia Geral (área de Biologia);
6. Biologia Celular (área de Biologia);
7. Biologia Molecular (área de Biologia);
8. Microbiologia Geral (área de Biologia);
9. Bioquímica (área de Biologia);
10. Físico-química (área de Química).

Bloco Temático C: Sistemas de Informação e Tecnologia

1. Algoritmos e Estruturas de Dados (área de Computação);
2. Algoritmos e Técnicas de Programação de Computadores (área de Computação);
3. Métodos Quantitativos Aplicados à Sistemas de Informação (área de Computação);
4. Programação Orientada a Objetos (área de Computação);
5. Banco de Dados (área de Computação);
6. Fundamentos de Sistemas de Informação (área de Computação).

Os egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências estarão aptos, no âmbito profissional, a desempenhar funções que requerem uma formação superior generalista em Ciências. Considerando o perfil pretendido e de acordo com as competências e habilidades a serem desenvolvidas, o egresso poderá atuar especificamente nas seguintes áreas: a) cargos variados vinculados a concursos públicos que exijam nível superior; b) instituições de Desenvolvimento de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia; c) instituições industriais, comerciais e financeiras; d) instituições de pesquisa e apoio em Ciências e Tecnologia; e) desenvolvimento do empreendedorismo, com inovações científicas, tecnológicas em diferentes setores do comércio; f) organizações do terceiro setor (cargos intermediários de gestão, notadamente em pesquisa e desenvolvimento tecnológico).

Oferta 2015/3

Em 2014/3, foram oferecidas 90 vagas para acesso direto e, em 2015/3, em novo Edital, serão oferecidas outras 90 vagas para os estudantes da ABI, totalizando 180 vagas, sendo 30 novas vagas para cada campus universitário.

O estudante que escolheu o BI em Ciências estará convidado a construir o seu percurso nesse próximo quadrimestre-letivo a partir da seguinte matriz:

1. Cálculo Univariado Aplicado à Ciência, Tecnologia e Inovação (60h): segundafeira à tarde em Ferradas;
2. Entendendo a biosfera (30h): segunda-feira à noite e sexta-feira à tarde no Colégio Amélia Amado.
3. Campo das Ciências: Saberes e Práticas (60h): segunda à noite e sexta-feira à tarde no Colégio Amélia Amado;
4. Ecologia de Ecossistemas e Biodiversidade (60h): terça-feira à tarde em Ferradas;
5. Bioética e Ética na Pesquisa (30h): terça-feira à tarde em Ferradas e quartafeira à noite no Colégio Amélia Amado;
6. Pensamento Evolutivo (30h): terça-feira à tarde no Colégio Amélia Amado e quarta-feira à noite no Colégio Amélia Amado;
7. Biologia Geral (60h): quarta-feira à tarde em Ferradas;
8.Diversidade Vegetal – caracterização, sistemática e evolução: quinta-feira pela manhã em Ferradas;
9. Química Geral (75h): quinta-feira à tarde e sábado pela manhã em Ferradas; sexta à noite e sábado pela manhã em Ferradas;
10. Origem e evolução do universo (60h): quinta-feira à noite em Ferradas;
11. Movimentos e Interações: Forças e Campos (75h): sexta-feira à tarde e sábado pela manhã em Ferradas; sexta à noite e sábado pela manhã em Ferradas.

Desses CCs do eixo de formação específica das Ciências que serão oferecidos neste 4o quadrimestre, apenas um é obrigatório da Grande Área: o CC Campo das Ciências: Saberes e Práticas (60h), mas este já foi, obrigatoriamente, cursado pelos estudantes que ingressaram diretamente no BI em Ciências, embora possam não tê-lo sido ainda pelos estudantes que ingressaram na ABI.

Entretanto:

• Movimentos e Interações: Forças e Campos (75h) é um CC da área de Física optativo para quem escolher qualquer uma das Áreas de Concentração (TECAMB-AGR);
• Cálculo Univariado Aplicado à Ciência, Tecnologia e Inovação (60h) é um CC da área de Matemática optativo para quem escolher qualquer uma das Áreas de Concentração (TEC-AMB-AGR);
• Ecologia de Ecossistemas e Biodiversidade (60h) é um CC da área de Biologia optativo para quem escolher as Áreas de Concentração AMB e AGR;
• Diversidade Vegetal: caracterização, sistemática e evolução (60h) é um CC da área de Biologia optativo para quem escolher as ACs AMB e AGR;
• Química Geral (75h) é um componente da área de Química optativo para quem escolher a Área de Concentração TEC;
• Biologia Geral (60h) é um componente da área de Biologia optativo para quem escolher a Área de Concentração TEC. Os CCs Entendendo a biosfera (30h); Bioética e Ética na Pesquisa (30h) e

Pensamento Evolutivo (30h) não integram nenhuma AC mas compõem a Grande Área das Ciências e podem ser cursados como Optativos da Grande Área enquanto Origem e evolução do universo (60h) não está relacionado entre os CCs da Grande Área das Ciências, podendo ser cursado apenas como CC Livre. Por fim, quanto à gestão acadêmica do BI em Ciências, em caso de alguma dúvida ou queixa, os estudantes devem acionar seu Colegiado de Curso, órgão que tem 12 por finalidade planejar, coordenar e supervisionar as atividades de ensinoaprendizagem de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), e que, no IHAC/CJA, é coordenado pelos professores Lauro Barbosa e Márcio Maia.


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