ARTE_com-referencia
Áreas e Linhas de Pesquisa

Área de concentração: ensino e relações étnico raciais na perspectiva pós e decoloniais

Estuda o desenvolvimento  das práticas para o ensino das relações étnico raciais englobando as construções pós e decoloniais e as perspectivas afro-indígenas. Compreende a formação de professores  e professoras como espaço   dessa temática em uma perspectiva interseccional com os estudos de gênero, classe e interculturalidades.

Linha 1

Pós colonialidade e fundamentos da educação nas relações étnico raciais. Esta linha de pesquisa se dedica aos estudos que reflitam sobre a descolonização dos saberes instituídos por uma visão eurocêntrica na formação de professores e professoras.  Assim, privilegia debates referentes aos fundamentos epistemológicos, que agreguem as perspectivas da herança intelectual africana, bem como a afro indígena.

Linha 2

Relações étnico raciais, interculturalidades e processos de ensino-aprendizagem. A linha privilegia estudos e pesquisas centradas nas relações interétnicas em espaços educativos formais e não formais, sobretudo, a memória e os processos de construção identitários de distintos segmentos, no sul e extremo sul da Bahia, como os afro-brasileiros, brancos, indígenas, quilombolas, afro indígenas e ciganos. No contexto das relações étnicas, a linha investiga ainda, os modos e as formas como as sexualidades e as relações de gênero são elaboradas, reproduzidas e ressignificadas nos espaços escolares e na sociedade historicamente. Esta abordagem impulsionará o desenvolvimento de materiais e métodos de ensino.

UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+