Portal do Governo Brasileiro
Informativo 28 (17/02/2017)

O Informativo UFSB é uma produção quinzenal da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Universidade Federal do Sul da Bahia, com informações sobre o que acontece na Instituição, serviços e oportunidades.
 
Sugestões, dúvidas? Entre em contato conosco! acs@ufsb.edu.br
 
         
 
____________________________________________________________________________________________
 
 
  • Nota sobre os processos de reconhecimento de cursos de 1º ciclo
  • Nova resolução ajustou procedimentos para afastamento de servidor para capacitação
  • Ouvidoria da UFSB aderiu ao e-Ouv
  • PIBIPCI visa fomentar a formação discente para pesquisa, criação e inovação
  • Reformas nos campus Paulo Freire e Sosígenes Costa
  • Agenda
  • Documentos Oficiais Recentes

 

____________________________________________________________________________________________

 

Nota sobre os processos de reconhecimento de cursos de 1º ciclo

Esclarecemos à comunidade que, em prosseguimento aos processos de reconhecimento dos cursos de 1º Ciclo da UFSB, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), após análise da documentação, retornou diligências relativas a sete dos nossos PPCs. Dois cursos não tiveram instauração de diligências: Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias e Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias.

As diligências instauradas nos demais cursos referem-se à descrição da regulamentação das atividades complementares, de acordo com as atuais DCNs, e a procedimentos e formas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem.

A Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac) prepara-se agora para as outras etapas do reconhecimento de cursos, entre elas as visitas dos avaliadores para as quais será necessário o engajamento de toda comunidade universitária.

Atenciosamente,

Daniel Puig
Pró-reitor de Gestão Acadêmica (Progeac)


 

____________________________________________________________________________________________

Nova Resolução ajustou procedimentos para afastamento de servidor para capacitação

As possibilidades e os trâmites exigidos para afastamento para capacitação de servidor da UFSB estão regidas a partir de agora pela Resolução Consuni nº 20/2016, que revogou a Resolução nº 27/2014. As alterações de um documento ao outro dizem respeito à caracterização dos afastamentos em termos de duração, carga horária, documentação exigida, prazos e fluxos de tramitação dos pedidos.
 
Os afastamentos passam a ser considerados a partir do período mínimo de até 15 dias (antes era de até 30 dias), de 15 a 30 dias e mais de 30 dias de duração. Sobre a carga horária a ser liberada para participação em cursos de Pós-graduação, Estágio Pós-Doutoral e Estágio de Pesquisa, os afastamentos podem ser autorizados para a modalidade integral, ou 100% da carga horária do cargo efetivo, nos casos em que não seja possível conciliar a capacitação com ao menos 50% da jornada de trabalho, e para a modalidade parcial, quando aquela conciliação seja possível e não se justifique o afastamento integral.
 
Em relação aos documentos exigidos, a descrição está mais clara e detalhada, contemplando os casos dos afastamentos solicitados para participação em curso de pós-graduação lato ou stricto sensu e Estágio Pós-Doutoral e os pedidos relacionados a eventos científicos e culturais. Os prazos para entrega dos documentos necessários para abrir o processo de afastamento passam a ser de 15 dias, quando se tratar de afastamento com ônus limitado ou sem ônus, e de 30 dias, nos casos de afastamento com ônus.
 
Quanto à solicitação dos afastamentos, os servidores lotados na Reitoria deverão entregar a documentação na Diretoria de Gestão de Pessoas, enquanto os demais servidores deverão entregar na Coordenação de Apoio Administrativo do Campus de lotação. O Setor de Capacitação da Coordenação de Desenvolvimento da Diretoria de Gestão de Pessoas é a instância responsável pelo encaminhamento dos processos para a Reitoria e pelo registro dos afastamentos no assentamento funcional dos servidores 
 
A Resolução Consuni nº 20/2016 pode ser consultada neste link do Portal UFSB.
 
____________________________________________________________________________________________

Ouvidoria da UFSB adere ao e-Ouv

Os setores de ouvidoria de diversos órgãos do Serviço Federal estão convergindo para o sistema e-Ouv, canal integrado para encaminhamento de manifestações diversas (denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios) ao Poder Executivo Federal. A Ouvidoria da Universidade Federal do Sul da Bahia aderiu ao sistema integrado no dia 3 de fevereiro, informou o ouvidor, Luiz Rogério Guimarães.
 
O e-Ouv passa a ser o canal prioritário de atendimento às demandas de Ouvidoria da UFSB, embora o encaminhamento de manifestações por meio do módulo no SIGAA, por telefone e presencial permaneçam disponíveis. Todos os registros que eventualmente sejam feitos no sistema já conhecido pela comunidade universitária serão repassados posteriormente ao sistema e-Ouv, mantido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).
 
Clique na imagem para acessar o e-Ouv.
 
 
Na lista de órgãos e instituições do Poder Executivo Federal constante do sistema e-Ouv, a UFSB aparece com a sigla antiga, UFESBA. Continuam sendo possíveis cinco tipos de manifestações pelo sistema:
• SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
• ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
• SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
• RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e
• DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
 
O e-Ouv está disponível em site próprio, acessível neste link. Para registrar e acompanhar o andamento da manifestação, não é preciso cadastrar-se no sistema. Porém, a criação de um perfil permite o acesso ao histórico de todas as suas manifestações no e-Ouv. As informações pessoais dos usuários cadastrados estão protegidas pela Lei nº 12.527/11, a Lei de Acesso à Informação.
 
O setor de Ouvidoria da UFSB pode ser contatado presencialmente, na Reitoria, e também pelo fone (73) 3616-3380 e pelo e-mail ouvidoria@ufsb.edu.br.
 
 
____________________________________________________________________________________________
 

PIBIPCI visa fomentar a formação discente para a pesquisa, criação e inovação

 
Com a finalidade de “despertar a vocação científica e criativa nos estudantes dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares e cursos de Segundo Ciclo de Formação”, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIBIPCI) integra as políticas da UFSB, ofertando fomento para que os estudantes comecem suas caminhadas científicas e criativas. A cargo da Coordenação de Fomento à Pesquisa, Criação e Inovação, setor da Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação (DPCI/Progeac), o programa foi iniciado em 2015. Suas atividades contemplam propostas de diferentes áreas de formação da UFSB, atendendo aos objetivos da política institucional, dentre eles o de estimular docentes a envolverem estudantes de graduação em projetos com atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais.
 
Dentre as modalidades de iniciação à pesquisa, à criação e à inovação, estão os editais com recursos próprios da UFSB. Há também os editais com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como os editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI – CNPq). A UFSB também realiza seleções de projetos para disputa de cotas institucionais de fomento junto à Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb). Há, ainda, a modalidade de voluntariado, sem o repasse de bolsa, como maneira de ampliar a experiência da iniciação científica.
 
Clique na imagem para acessar o site da DPCI
 
 
Ações desenvolvidas
 
Os 60 projetos que receberam recursos do edital do programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação em 2015 foram todos concluídos e seus resultados, apresentados no Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação ocorrido em outubro de 2016. Naquela edição, o fomento foi feito com recursos da UFSB e da Fapesb.
 
Com os quatro editais lançados pela DPCI/Progeac em 2016, para fins de comparação, o apoio aumentou. São 90 bolsas fomentadas pela UFSB (60), Fapesb (18) e CNPq (12). A vigência das bolsas se encerra em setembro de 2017.
 
O Concurso de Ideias (edital 13/2015), no qual estudantes apresentaram propostas de pesquisa, abriu espaço para que os estudantes produzissem conhecimento a partir de curiosidades e temas que os interessassem diretamente. 10 projetos foram contemplados e concluídos. Conforme o coordenador de Fomento à Pesquisa, Criação e Inovação, Frederico Monteiro Neves, ainda não há uma posição a respeito de um novo Concurso de Ideias, mas é uma possibilidade que pode ser discutida.
 
O Congresso de Iniciação à PCI é o espaço no qual os pesquisadores apoiados apresentam os dados de suas investigações, e a participação é contrapartida para fomento. O evento tem periodicidade anual, explica Frederico, e o primeiro deles ocorreu em 2015. Somente em 2016, porém, foi possível contar com resultados de pesquisas desenvolvidas por um ano inteiro.
 
____________________________________________________________________________________________
 

Reformas nos campus Paulo Freire e Sosígenes Costa

A Diretoria de Infraestrutura da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Dinfra/Propa) informa que estão em andamento as obras de reformas nos campi Paulo Freire (Teixeira de Freitas) e Sosígenes Costa (Porto Seguro).

No Campus Paulo Freire, as atividades estão ocorrendo na área doada pelo Governo do Estado e que pertenceu ao extinto Departamento de de Estradas e Rodagens da Bahia (DERBA). Ali ficarão os laboratórios para os cursos de 1º Ciclo.

Fachada do laboratório de 1º Ciclo – CPF

Vista lateral

Revestimento das paredes e instalação do forro

Em Porto Seguro, no Campus Sosígenes Costa, as reformas dos espaços destinados aos laboratórios de 1º ciclo, copa/refeitório e  espaço de leitura também estão sendo realizadas.  

Laboratório de 1º Ciclo do CSC [Casa de Gases ao fundo]

Reforma do espaço destinado para copa/refeitório

Reforma do espaço de leitura no Campus Sosígenes Costa

____________________________________________________________________________________________

 AGENDA

O quê: Palestra sobre o tema Universidade-Ensino Básico: perspectivas de políticas do Ministério da Educação, com a professora Cleunice Matos Rehem (foto) – Assessora da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC).
Quando: 20/02/2017, início às 17h30
Onde: Auditório do Campus Jorge Amado, com transmissão via webconferência pelo link http://webconf2.rnp.br/ufsb2/
 
 
 
 

____________________________________________________________________________________________

DOCUMENTOS OFICIAIS RECENTES

Boletins de Serviço

Editais

 
 



UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+