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INFORMATIVO UFSB
Informativo 24

 

  • Universidade prepara o I Congresso
  • Definido o cronograma do Processo de Escolha de Dirigentes
  • Página de Pós-Graduação em Estado e Sociedade já está no ar
  • Mestrado Profissional em Saúde da Família tem previsão de início em março de 2017
  • PROPA informa sobre licitação para reformas e status das obras na CEPLAC
  • UFSB presente em três comitês de bacias hidrográficas
  • Resolução instituiu o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • PROTIC e PROGEAC anunciam novos cursos do Programa de Letramento Digital
  • Agenda
  • Documentos Oficiais Recentes

 

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Universidade prepara o I Congresso

O processo de construção da Universidade Federal do Sul da Bahia terá um momento de reflexão importante no  I Congresso, a ser realizado nos próximos meses. Com uma metodologia voltada para fortalecer a democracia interna e a participação organizada dos segmentos da comunidade universitária, o evento terá encontros preparatórios oficiais nos campi de 20 a 22 de outubro. O I Congresso ocorrerá de 3 a 5 de novembro, no Campus Jorge Amado (Itabuna).

Conforme o documento-base para a organização do evento, aprovado pelo Conselho Universitário na reunião de 22 de agosto, o objetivo geral é reunir a comunidade universitária para coletar demandas a partir de uma avaliação do processo de implantação da UFSB. Com isso, se espera definir os próximos movimentos institucionais. Eventualmente, esses movimentos poderão incluir a revisão ou correção de rumos do Projeto Político Pedagógico descrito no Plano Orientador e na Carta de Fundação.

No processo de balanço desses primeiros três anos de instalação da universidade, estão previstas as discussões em torno de grandes temas (apontados no documento base) e a apreciação das moções e propostas sistematizadas com base nas contribuições feitas no I Fórum Social, realizado em 2015. O trabalho realizado no Congresso dará base para a criação e o encaminhamento de propostas relativas ao aperfeiçoamento das políticas de gestão para o Consuni, e o estabelecimento de bases para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSB.

Dentre os grandes temas a serem discutidos, estão o balanço dos três anos da UFSB; o Projeto Político Pedagógico; a gestão; as tecnologias de informação e comunicação na UFSB; a integração social; e o futuro da UFSB.


Participação organizada


Os trabalhos dos eventos preparatórios oficiais serão realizados com a participação de todos os alunos, estudantes, docentes e técnicos da UFSB que tiverem interesse e livremente se inscreverem, com direito a voz e voto, e poderão se candidatar para a representação de seus segmentos no I Congresso.

Já as atividades do I Congresso serão realizadas por 122 delegados: os 22 integrantes do Consuni (com direito a voz e voto), os 90 representantes dos estudantes, professores e técnicos administrativos (dez representantes por segmento por campus, eleitos nos encontros preparatórios) e 10 representantes do Conselho Estratégico Social, com direito a voz, devido ao caráter consultivo daquele colegiado.

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Definido o cronograma do Processo de Escolha de Dirigentes

A comunidade universitária deverá participar em breve das primeiras etapas do Processo de Escolha de Dirigentes (PED), como é denominada a sequência de eleições que serão realizadas na UFSB. O Comunicado nº 01/2016 do Conselho Universitário (Consuni), divulgado no dia 18 de agosto, informou sobre a proposta de calendário aprovada pelo colegiado.

As escolhas de decanos/as, vice-decanos/as e de reitor/a e vice-reitor/a são etapas necessárias para que a UFSB garanta sua autonomia e o avanço na consolidação institucional, como referido no Comunicado nº 03/2016 da Reitoria.
Os representantes das categorias universitárias e os decanos serão democraticamente eleitos. Enquanto os representantes dos alunos e dos professores já foram eleitos, o processo de eleição dos representantes dos técnicos no Consuni está em andamento. O passo seguinte será a escolha dos decanos dos Institutos de Humanidades, Artes e Ciências (IHACs) e dos Centros de Formação (CFs). 
Essas escolhas, bem como a participação da comunidade externa no processo, por meio do Conselho Estratégico Social e dos conselhos sociais em cada campus, farão com que as representações no Consuni da UFSB sejam eleitas democraticamente. Com isso, será possível iniciar o processo de escolha para os cargos de reitor e vice-reitor, regido por resolução do Consuni.
Assim, o calendário sintético do processo é o que segue:
  • Aprovação no CONSUNI do calendário do PED (11/08/2016);
  • Formação do CONSUNI (estimativa de conclusão em 25/11/2017);
    • a. Composição das Congregações da Unidades Universitárias (estimativa para 26/09/2016);
    • b. Consulta à comunidade para escolha de Decanos/as e Vices das Unidades Universitárias (estimativa para IHACs: 11/10/2016 e CFs: 16/11/2016).
  • Consulta à comunidade para escolha de reitor/a e vice-reitor/a (estimativa de conclusão em 08/03/2017).
Mais detalhes podem ser consultados no Comunicado nº 01/2016 do Consuni UFSB.
Documentos relevantes

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Página de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da UFSB já está no ar

A página do primeiro programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Sul da Bahia já está no ar. Com previsão para ter sua primeira turma em Janeiro de 2017, o Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade (PPGES) propõe desenvolver um modelo inovador de articulação entre pesquisa, ensino, extensão por meio de ações engajadas e dialógicas, com a finalidade de produzir e compartilhar conhecimento original acerca da realidade sociocultural, na medida em que forma pesquisadores, docentes e profissionais de diversos campos do saber e promove intenso diálogo entre as ciências humanas e ciências do social e da cultura com outros campos de conhecimentos e saberes.
 

O PPGES está voltado para duas linhas de pesquisa: “Estado, instituições e governança” que trata de análises sobre o Estado; e “Sociedade, cultura e ambiente”, que aborda as mediações entre Estado e Sociedade.

Os candidatos aos cursos de mestrado e doutorado serão selecionados por meio de processo seletivo anual que inclui preenchimento de formulário, prova escrita, plano de trabalho, prova oral/entrevista e provas de domínio de língua estrangeira. O tempo para integralização dos créditos, realização de pesquisa, redação e defesa do trabalho de conclusão de Mestrado é de 24 meses. Já para o Doutorado, o prazo é de 48 meses.
 
A quantidade de vagas oferecidas será definida por Edital. O PPGES adotará uma política de “Ação afirmativa”, reservando 20% de suas vagas para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado para indígenas, negros e pardos. Reservará, ainda, uma vaga em cada um daqueles níveis para pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE).
 
De acordo com o Cronograma, a previsão é de que o edital seja lançado agora em setembro e as inscrições ocorram em outubro e novembro. As atividades acontecerão no Campus Sosígenes Costa, localizado em Porto Seguro, no turno matutino.
 

Mais informações podem ser vistas no link http://ufsb.edu.br/ppges ou solicitadas através do e-mail ppges@ufsb.edu e pelo telefone (73) 3288-8400.

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Mestrado Profissional em Saúde da Família tem previsão de início em março de 2017

A UFSB passou a ser, oficialmente, uma das 19 Instituições Associadas e a única na Bahia a oferecer o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/MPSF), uma proposta da ABRASCO e FIOCRUZ, demandada e financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, sendo aprovada sua implantação, em rede nacional, pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em dezembro de 2015.

Este é o segundo curso de Pós-Graduação (Terceiro Ciclo) da UFSB, tendo como sede das atividades acadêmicas o Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, onde se encontra localizado o Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS), com início de suas atividades previsto para março de 2017.

O ProfSaúde tem como finalidade atender a necessidade de formação de profissionais de saúde que atuem na Atenção Básica/Saúde da Família, no território nacional, preparando-os para a docência na área da saúde e para a preceptoria no SUS e na Estratégia Saúde da família (ESF). Para a primeira turma, serão ofertadas seis vagas para profissionais médicos/as atuantes na Atenção Básica no SUS, por meio de Chamada de Seleção Pública.

Constituído seu primeiro Colegiado pro tempore e a representação da Coordenação Acadêmica Institucional, o próximo passo será o lançamento do Edital no início de setembro deste ano, que será divulgado no site oficial da UFSB.

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PROPA informa sobre licitação para reformas e status das obras na CEPLAC

Novas melhorias de infraestrutura nos campi da UFSB devem ocorrer em breve. Um edital deve ser publicado nos próximos dias para licitar a execução de reformas nos campi Jorge Amado (Itabuna), Paulo Freire (Teixeira de Freitas) e Sosígenes Costa (Porto Seguro) e no prédio da Reitoria, no Campus Jorge Amado. O orçamento total é de R$ 1.718.435,93 (um milhão, setecentos e dezoito mil, quatrocentos e trinta e cinco reais e noventa e três centavos). As informações são da Diretoria Administrativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (DIRAD/PROPA).

O prazo de execução é de 60 dias, contados a partir da expedição da Ordem de Serviço, e a vigência contratual, de 180 dias, a partir da assinatura do contrato. As reformas a realizar por meio dessa licitação são as seguintes, por local de realização:

 

Reitoria

  • Plataforma elevatória


Campus Jorge Amado

  • Instalação de grades de proteção

 

Campus Paulo Freire

  • Cobertura de circulação do anexo de aulas
  • Iluminação externa
  • Laboratório de 1º ciclo
  • Muro do campus
  • Padrão de entrada – instalação elétrica
  • Para-raios – bloco administrativo

Campus Sosígenes Costa

  • Copa e refeitório
  • Espaço de leitura
  • Laboratório de 1º Ciclo
  • Platibanda das salas de docentes

 

Obras dentro do cronograma

Sobre a construção do bloco pedagógico do Campus Jorge Amado, na área cedida pela CEPLAC, as informações da Diretoria de Infraestrutura da PROPA são de que a fase de fundações foi concluída. Com isso, a obra está na fase de estrutura, com 26 pilares já prontos (foto), e o trabalho de construção está dentro do cronograma previsto. A expectativa é de entrega do prédio no início de 2018.


 

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UFSB presente em três comitês de bacias hidrográficas

A Universidade Federal do Sul da Bahia faz parte das novas formações de três comitês de bacias hidrográficas desde o início de agosto deste ano. Com isso, a instituição participa pela primeira vez desses colegiados na categoria de instituição de Ensino e Pesquisa, dentro do segmento de Sociedade Civil.

Os comitês são instâncias colegiadas responsáveis pela gestão participativa das águas, nestes casos junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), ligado ao governo do Estado da Bahia. Dentre as atribuições de um comitê de bacia hidrográfica estão a discussão dos estados dos mananciais e os problemas socioambientais que os afetam, a definição das prioridades dos investimentos públicos e a solução, como primeira instância, dos problemas e conflitos de interesse dos usos dos recursos hídricos da bacia. Os comitês também atuam na proposição de critérios para outorga de uso das águas e no estabelecimento de mecanismos de cobrança pelo uso da água.


No Comitê da Bacia do Leste, cujos principais rios são o Cachoeira, Almada, Colônia, Santana, Una e Rio Doce, a coordenadora de Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis), Valerie Nicollier, representa a UFSB, que foi a instituição eleita como titular das instituições de ensino e pesquisa no colegiado. A posse ocorreu no dia 4 de agosto. A próxima reunião deve ocorrer no dia 20 de setembro, já com a nova diretoria. A expectativa é de liberação do diagnóstico da Bacia do Leste e de ações para a preparação dos integrantes do comitê.

O professor Marcos Bernardes, docente do Campus Sosígenes Costa, é o representante da universidade no Comitê da Bacia dos Rios dos Frades, Buranhém e Santo Antônio (FRABS). A diretoria eleita foi empossada no dia 9 de agosto, e a UFSB ocupa uma cadeira de suplente das instituições de ensino e pesquisa. A próxima reunião ocorre no dia 30 de agosto, e a pauta ainda não foi oficializada.

No Comitê da Bacia do Rio Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (PIJ), a UFSB foi eleita como suplente das instituições de ensino e pesquisa. O representante é o professor João Batista Lopes da Silva, docente no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, e a próxima reunião está agendada para o dia 13 de setembro.

Os professores Marcos Bernardes e João Batista atuam em pesquisas relacionadas às respectivas bacias hidrográficas.

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Resolução instituiu o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação

A Resolução nº 12/2016, aprovada no Conselho Universitário na reunião ordinária de julho, institui o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia.

O Comitê tem natureza consultiva e propositiva e caráter permanente. Conforme o primeiro artigo da Resolução, os objetivos são estruturar a governança de TIC como uma das principais bases da governança da UFSB, orientar o posicionamento estratégico e os investimentos em TIC, deliberar políticas e planos nesse âmbito e monitorar a gestão e os projetos de TIC para solucionar problemas.

Na composição do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação, os pró-reitores da UFSB e os diretores da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de um decano indicado pelo Consuni, com a presidência cabendo ao pró-reitor da Protic. Nesse primeiro momento, os integrantes do Comitê terão de propor o regimento interno, no qual constarão as normas de funcionamento, para apreciação pelo Consuni. Além disso, cabem ao comitê a criação e a aprovação do Plano Diretor de TIC, a análise do plano de investimento para a área e o estabelecimento de um cronograma de atividades para o ano.

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PROTIC e PROGEAC anunciam novos cursos do Programa de Letramento Digital

A PROTIC, em iniciativa conjunta com a PROGEAC, está dando prosseguimento à 1ª fase do Programa de Letramento Digital para Docentes da UFSB (PLDD). A iniciativa prossegue com a oferta da 2ª oficina de “Mídias Digitais – Edição de Imagem”, que está ocorrendo presencialmente nos 3 campi. Além desta oficina, também está sendo reofertada a oficina de “Autoria e Edição de Vídeo”, conforme o pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação, professor Raimundo Macêdo.

A oficina de Autoria e Edição de Vídeo teve participação de 15 professores, e a oficina, de Edição de Imagem tem 27 docentes inscritos. As demandas de aprendizado foram  identificadas por meio de um questionário online aplicado aos docentes. Para as inscrições, os docentes da UFSB receberam e-mails com as informações das datas e o link para o formulário online.

Novas oficinas devem ser ofertadas no próximo quadrimestre. Para dúvidas e sugestões, os docentes interessados podem enviar mensagens para o e-mail ischnitman@gmail.com, para contato com a professora Ivana Schnitman.

O PLDD oferece os seguintes cursos:

  • MÍDIAS DIGITAIS

    • Autoria e Edição de Vídeo
    • Autoria em Áudio
    • Edição de Imagem
  • RECURSOS ACADÊMICOS

    • Introdução ao SIGAA
  • RECURSOS COMUNICACIONAIS

    • Webconferência
  • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

 

Oficinas Futuras:

  • Programa de escrita colaborativa: Google Docs
  • Programas de compartilhamento de arquivos: Dropbox, Google Drive
  • Aplicativos de produção online: OneNote, Prezi, Slideshare

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AGENDA

Votação por meio de sistema informatizado, das 8h de 1º de setembro às 16h do dia 2 de setembro
Lista de votantes (30/08/2016)
 
 
 
 
 3ª Etapa do Ciclo de Oficinas de Rádio Comunitária para a Promoção da Cultura e da Saúde.
Quando: 3/09/2016, das 8h às 16h
Onde: Estação Ferroviária de Helvécia
Tema: “A Rádio Comunitária, locução/programação radial quilombola”
Inscrições: Contato com a Coordenadora da Oficina, professora Rocío Alvarez, através do e-mail chioliz2014@gmail.com
Apenas 5 vagas para discentes da UFSB
 
I SEVI-SUS UFSB
Quando: 11 a 17 de setembro (inscrições encerradas em 13 de agosto)
Onde: Arataca e Itabuna
  • Resultado Final (29/08/2016)  
Mais informações a partir da página no Facebook.

 

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DOCUMENTOS OFICIAIS RECENTES

Editais

 
    •  Homologação de chapa inscrita (23/08/2016)

PROSIS
 
  • Edital nº 08/2016 – Bolsa de Apoio à Permanência (24/08/2016) 

    • Anexo I – Requerimento de inscrição
    • Anexo II – Questionário socioeconômico
    • Anexo III – Documentação BAP
    • Anexo IV – Formulário de Recursos BAP
    • Anexo V – Declaração Negativa de Conta Bancária
    • Anexo VI – Declaração de Renda
    • Anexo VII – Declaração de Moradia
    • Anexo VIII – Declaração Negativa de Atividade Remunerada
 


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