3) O que são os Colégios Universitários?

Visando contribuir para ampliar a inclusão social através da educação superior, estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas da Região poderão ingressar na UFSB por meio de uma Rede de Colégios Universitários (Rede CUNI). Nesse caso, o estudante não precisará optar previamente pelas grandes áreas de conhecimento previstas no BI.

Os Colégios Universitários (CUNI) são implantados em municípios com mais de 20 000 habitantes. Estão organizados em rede (institucional e digital), que oferta programas descentralizados e metapresenciais de educação superior. Eles funcionam em turno noturno. Os IHACs coordenam a Rede CUNI em sua área de abrangência, a partir das sedes estabelecidas em cada um dos Campi da UFSB. O programa curricular dos CUNIs é equivalente à Formação Geral dos Bacharelados Interdisciplinares. Todos os cursos, componentes curriculares e atividades didáticas oferecidos nos IHACs na área básica de ingresso – ABI (três primeiros quadrimestres) para os estudantes presenciais serão disponibilizados aos estudantes da Rede CUNI, no formato preferencialmente metapresencial. Tutores locais serão responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento dos estudantes, além da manutenção operacional das instalações e equipamentos.

Os estudantes da Rede CUNI que cumprirem com sucesso a etapa de Formação Geral (três quadrimestres) farão jus a reconhecimento como curso sequencial do programa de estudos cumprido, através de certificação.

O cumprimento dos requisitos da Formação geral habilitará os estudantes CUNI a integrar-se ao programa curricular regular dos BI, através de seleção interna e garante a continuidade em uma das LIs na etapa de Formação Específica. Isso ocorrerá por seleção direta mediante Coeficiente de Rendimento ou através do preenchimento de vagas residuais por evasão. Naturalmente, os egressos dos CUNI poderão também concorrer ao processo seletivo dos BI, realizando aproveitamento integral dos créditos obtidos nos CUNI, após sua entrada. Os estudantes do CUNI estarão automaticamente matriculados nas Licenciaturas Interdisciplinares após a conclusão da Formação Geral.

Além de poder ingressar nos BI, os estudantes dos CUNI também poderão optar por duas alternativas de saída e conclusão de estudos:

• Certificado de Formação Geral Universitária (CFGU), na modalidade Curso Sequencial de Complementação de Estudos (1.020 horas).
  • Diploma de Formação Geral Universitária (DFGU), na modalidade Curso Sequencial de Formação Específica na Grande Área respectiva (1.600 horas ou 400 dias letivos). Nesse caso, será preciso cumprir mais 400 horas de atividades complementares (palestras, simpósios, saraus, congressos, voluntariado) ou outros componentes curriculares optativos.

UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+