Portal do Governo Brasileiro
Coleta Seletiva

No intuito de cumprir com sua responsabilidade socioambiental e atender ao Decreto N° 5.940 de 2006, a Universidade Federal do Sul da Bahia realizou uma chamada pública para implantar a Coleta Seletiva Solidária, através do Edital N° 19/2015, publicado no Diário Oficial no dia 04 de dezembro de 2015.

Constatou-se que em Porto Seguro e Teixeira de Freitas não existia nenhuma associação ou cooperativa de reciclagem funcionando regularmente. Em Itabuna, apresentou-se a Cooperativa Popular dos Trabalhadores de Reciclagem (COOPOTREC) e foi firmado o Termo de Compromisso entre a UFSB e a COOPOTREC, em 26 de janeiro de 2016. A partir da formalização dessa parceria, tornou-se possível a doação de todo material separado e coletado no Campus Jorge Amado para a COOPOTREC.

Após alguns meses de parceria, a COOPOTREC parou de recolher o material da UFSB, uma vez que deixou de contar com o apoio da Prefeitura Municipal para garantir o frete dos reciclados e a manutenção do seu galpão. Apesar desta dificuldade, a COOPOTREC indicou um parceiro, um comerciante de reciclados, localizado em Nova Ferradas (próximo ao campus), para o qual poderia ser doado o material coletado no campus. Portanto, enquanto aguardamos a regularização da situação da COOPOTREC, o material coletado no Campus Jorge Amado está sendo doado para este parceiro.

No campus Jorge Amado já foram retirados mais de dez caminhões de resíduos recicláveis, compostos, principalmente, por embalagens de equipamentos e móveis adquiridos para a organização dos novos espaços. A equipe de limpeza do campus é a grande responsável pelo sucesso desse trabalho.
Entenda como deve acontecer o processo da Coleta Seletiva Solidária:

Entenda como deve acontecer o processo da Coleta Seletiva Solidária:




UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+