195A8792 - Cópia

Resultado do Enem 2017 é divulgado e Sisu abre inscrições entre 23 e 26 de janeiro

19 de janeiro de 2018   //   Por:   //   Notícia

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foram divulgados na quinta-feira, 18 de janeiro, conforme anúncio do Ministério da Educação (MEC). As notas podem ser consultadas na Página do Participante, informando o CPF e a senha cadastrada na inscrição. A mesma senha dará acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Em caso de esquecimento da senha, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sugere que a recuperação seja feita com antecedência, de acordo com as orientações completas para recuperação de senha.

São 239.601 oportunidades em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. A Universidade Federal do Sul da Bahia oferece 480 vagas na edição 2018.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 160 delas em cada um dos três campi. As vagas ofertadas são para a Área Básica de Ingresso, com 40 vagas em cada campus e que abre caminho para as Licenciaturas Interdisciplinares (Artes e suas TecnologiasCiências da Natureza e suas TecnologiasCiências Humanas e Sociais e suas TecnologiasLinguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e Computação e suas Tecnologias) e para quatro Bacharelados Interdisciplinares (ArtesHumanidadesCiênciasSaúde), cada um com 30 vagas em cada campus. Todos esses são cursos de 1º ciclo, graduações plenas que abrem caminho para graduações profissionalizantes (2º Ciclo) e pós-graduações de nível mestrado e doutorado (3º Ciclo).

 

Muda o cronograma do Sisu

Inicialmente, a fase de inscrições no Sisu seria de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Durante a coletiva de divulgação desta quinta-feira, o ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que o período de abertura de inscrições no Sisu foi antecipado em uma semana, passando a ser de 23 a 26 de janeiro. A mudança foi feita a pedido de estudantes, educadores e instituições em relação aos prazos do sistema e seu peso no cronograma das instituições participantes.  A modificação anunciada por Mendonça Filho também amplia o período destinado às matrículas, agora de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Antes, a fase de matrículas era de 5 a 7 de fevereiro.

O cronograma do Sisu pode ser consultado diretamente na página do sistema, gerido pelo MEC. As instituições têm autonomia para reorganizar seus cronogramas a partir desse calendário do Sisu. A UFSB atualizou as datas das fases de seu processo seletivo em retificação publicada no portal:

 

 

 

1ª chamada

Inscrições

23 a 26/jan

Resultado da 1ª chamada

29/jan

Matrícula presencial (14h às 20h)

05, 06 e 07/fev

Publicação das matrículas homologadas

09/fev

Recebimento de recursos

12 e 14/fev

Publicação dos resultados dos recursos

15/fev

 

Indicação de interesse na Lista de Espera

29/jan a 07/fev

 

 

2ª chamada

Convocação dos candidatos selecionados

15/fev

Matrícula presencial (14h às 20h)

19 a 21/fev

Publicação das matrículas homologadas

26/fev

Recebimento de recursos

26 a 28/fev

Publicação dos resultados dos recursos

02/mar

 

 

 

 

 

Chamada Geral

Convocação dos candidatos

07/mar

Recebimento de documentação e matrícula (14h às 20h)

12 a 14/mar

Publicação das matrículas homologadas

20/mar

Recebimento de recursos

20 a 22/mar

Publicação dos resultados dos recursos

26/mar

Preenchimento das vagas restantes por meio da lista de candidatos habilitados

26/mar a 27/abr

Publicação da relação final de matrículas homologadas

27/abr

As notas mínimas exigidas são de 500 pontos na redação e de 450 pontos em cada uma das quatro áreas avaliadas pelas provas do Enem (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias). Em relação a políticas afirmativas, 85% das vagas da ABI e 75% das vagas dos Bacharelados Interdisciplinares estão reservadas para as modalidades de cotas definidas na Lei Federal nº 12.711/2012.

 

Links importantes

Edital 01/2018 – Processo seletivo UFSB Sisu
Termo de adesão ao Sisu 2018 (1ª edição)
Página de Editais 2018

 

Os cursos de primeiro ciclo da UFSB funcionam nos três campus da instituição:

  • ABI – A Área Básica de Ingresso (ABI) dá acesso às Licenciaturas Interdisciplinares nas áreas do Enem e em Artes e suas Tecnologias. Depois do primeiro ano, o aluno poderá optar pelo ingresso em uma das Licenciaturas Interdisciplinares da Universidade, com livre acesso e direito adquirido a vaga em uma LI. O aluno de ABI também poderá concorrer a vagas remanescentes dos Bacharelados Interdisciplinares, conforme o Art. 40 da Resolução nº 22/07: “O cumprimento da FG habilita alo estudante da Área Básica de Ingresso (ABI) a integrar-se ao programa curricular regular na etapa de Formação Específica de uma LI ou a um BI, este último em suas vagas remanescentes ou até o limite de 1/3 das vagas de entrada do SISU”. Ao completar estes cursos o aluno terá acesso a qualquer curso de segundo e terceiro ciclos (profissional e pós-graduação), condicionado a desempenho e vagas e conforme exigências dos editais de seleção. Duração de 9 quadrimestres, ou três anos.
  • Bacharelado Interdisciplinar – é um curso que habilita o estudante a atuar nos setores público, empresarial e não-governamental, além de poder disputar vagas nos processos seletivos internos para cursos de segundo ciclo (como, por exemplo, Medicina, Direito, Engenharias e outros) e terceiro ciclo (pós-graduação, Mestrados e Doutorados), condicionado ao seu desempenho e à quantidade de vagas disponíveis e conforme exigências dos editais de seleção. Duração de 9 quadrimestres, ou três anos.

 

Após a conclusão de um BI é possível participar de seleção interna definida em edital para acesso a um dos cursos de segundo ciclo, conforme a lista de cursos e campus:

  • Campus Jorge Amado/Itabuna: Bacharelado em Saúde Coletiva; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia Florestal; Engenharia da Sustentabilidade.
  • Campus Sosígenes Costa/Porto Seguro: Antropologia; Artes do Corpo em Cena; Som, Imagem e Movimento; Bacharelado em Saúde Coletiva; Ciências Biológicas; Direito; Licenciatura em História; Oceanologia; Psicologia.
  • Campus Paulo Freire/Teixeira de Freitas: Bacharelado em Saúde Coletiva; Psicologia; Medicina

 

A conclusão de um curso de primeiro ciclo também permite disputar vaga em seleção para programas de pós-graduação. A UFSB oferece os seguintes PPGs:

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC