COMUNICADO - NOTÍCIA PORTAL

Progeac informa sobre o processo de inscrição em componentes curriculares

4 de janeiro de 2018   //   Por:   //   Notícia
A Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica preparou um manual para orientar os estudantes no processo de inscrição em componentes curriculares. O processo terá dois momentos, independentes entre si, conforme o cronograma abaixo, também informado no Calendário Acadêmico de 2018.

– Inscrição em Componentes Curriculares 2018/1: 24 e 25 de janeiro de 2018;
– Ajuste de inscrição: 26 e 27 de fevereiro de 2018.

As inscrições e as demais etapas serão feitas no SIGAA. As etapas são independentes entre si: caso o estudante não realize a inscrição, ainda poderá participar do ajuste; no entanto, no ajuste ele só contará com as vagas remanescentes da etapa anterior. Nas turmas em que o número de solicitações exceder o de vagas ofertadas, as solicitações serão ordenadas considerando os seguintes fatores:
1. Reserva de vagas por curso;
2. Formandos: estudante que só depende daquele CC para integralização curricular;
3. O rendimento acadêmico e o percentual de carga horária dos CCs em que o estudante obteve êxito, excluídos do cálculo os CCs trancados, cancelados, reprovados, aproveitados e dispensados.

Outros critérios elencados no manual para a classificação dos inscritos são definidos pelo art. 5º, Resolução CONSUNI nº 14/2016:
  1. Ser estudante do curso que oferta o Componente Curricular;
  2. Ser estudante que comprove trabalho remunerado com horário incompatível com o de oferta do Componente Curricular em seu turno regular de matrícula;
  3. Ser estudante do turno em que está sendo oferecido o Componente Curricular;
  4. Ser estudante do campus que oferta o Componente Curricular;
  5. Ser estudante que necessita dos créditos que faltam para a integralização do curso, com priorização daqueles que necessitem menor quantidade de créditos para essa integralização;
  6. Média do rendimento escolar do estudante nos componentes curriculares em que obteve êxito.

O Manual de Inscrição em Componentes Curriculares contém outras informações e um passo-a-passo para uso do sistema. Outras dúvidas de orientação acadêmica podem ser sanadas em consulta aos coordenadores de cursos.