IMG-20180126-WA0006_Lab do Campus Paulo Freire com armários montados e equipamentos

Dinfra atualiza status de obras e reformas nos campi

31 de janeiro de 2018   //   Por:   //   Informativo

O avanço da infraestrutura própria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) prossegue, com construções em andamento e reformas nas instalações já usadas hoje pela comunidade acadêmica. A Diretoria de Infraestrutura da Pró-Reitoria em Planejamento e Administração (Dinfra/Propa), por meio da diretora Lívia Berti Sanjuan Farias, repassou atualizações sobre as obras de prédios novos e reformas, a partir dos processos licitatórios iniciados em 2017:

Reformas – Edital RDC 002/2017

O contrato de reformas tem valor de R$ 2.796.492,90 e abrange diversas melhorias nos campi de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, devido a serem feitas em espaços próprios da universidade, e a sinalização para o espaço provisório do campus em Itabuna. Veja a lista detalhada:

• Campus Jorge Amado – CJA
    • Instalação de faixas adesivas em portas de vidros
    • Instalação de tela
    • Extintor
    • Bicicletário
    • Placa de sinalização

• Campus Sosígenes Costa – CSC
    • Salas pav. Administrativo
    • Vestiários
    • Serviços diversos no Restaurante
    • Pórtico
    • Portaria
    • Sinalização
    • Laboratórios de Ciências
    • Pavilhão de convenções
    • Varandas espelhos d’agua
    • Ocas
    • Infraestrutura do campus

• Campus Paulo Freire – CPF
    • Construção de estação elevatória (EE)
    • Centro de convivência
    • Quadra poliesportiva
    • Pavilhão administrativo
    • Pavilhões de aulas
    • Captação e aproveitamento de águas pluviais
    • Subestação para Centro de Formação em Saúde
    • Infraestrutura do campus
    • Centro de Formação em Saúde (salas tutoria)
    • Guarita e salas
    • Casas 01 e 02
    • Pavilhão anexo (grades de proteção)

• CUNIS
    • Instalação de placas de identificação

Laboratório instalado no Campus Paulo Freire, com armários montados e equipamentos

Prédios novos – RDC 01/2017 e 03/2017

A diretora Lívia também divulgou mais informações sobre os prédios próprios que devem ser construídos nos campi Paulo Freire e Sosígenes Costa e a construção já em andamento para o Campus Jorge Amado. Ela destaca que essas construções vão contar com funcionalidades que visam ao uso sustentável de diferentes recursos: estruturas para aproveitamento da água da chuva, tratamento de efluentes, cobertura com placas fotovoltaicas para captação e aproveitamento de energia solar e hidrometração seletiva por aparelho para os sanitários.

Sobre os prédios dos núcleos pedagógicos para os campi Paulo Freire e Sosígenes Costa, o contrato resultante da seleção pelo edital RDC 03/2017 já foi assinado. Os serviços contratados são a elaboração dos projetos básicos e executivos de Arquitetura e Engenharia e a execução das obras. Os projetos estão em elaboração, mas já se tem modelos em 3D dos prédios. No total, o investimento previsto para as duas construções chega a R$ 49 milhões.

O trabalho para construção da infraestrutura do Campus Jorge Amado, licitado no edital RDC 01/2017, está no início, com valor contratado igual a R$ 41,9 milhões. O objeto da licitação inclui projeto e execução de obras de:

• Infraestrutura do Núcleo Pedagógico e do Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica;
  • Vestiário
  • Pórtico de Entrada do Campus e Guarita
  • Subestações;
  • Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica;
  • Cobertura com placas solares, programação visual e estrutura para gases do Núcleo Pedagógico;
  • Limpeza, fechamento e cercamento da área do Campus Jorge Amado (37 hectares);
  • Reparo em via não-pavimentada, de tráfego pesado, de acesso provisório ao CJA;
  • Rede adutora de água tratada, estação elevatória e reservatório

A construção do bloco pedagógico do Campus Jorge Amado (RDC 01/2015), na área definitiva da UFSB em Ilhéus/Itabuna, está com 61,23% da obra concluída.

Fotos: Dinfra/Propa