Evento “Negro Entoou: Chega de Racismo” contou com apoio institucional

14 de dezembro de 2017   //   Por:   //   Informativo

O evento Negro Entoou: Chega de Racismo!, realizado nos dias 24 e 25 de novembro no Campus Paulo Freire, movimentou alunos e servidores dos três campi da UFSB e públicos da comunidade externa para discutir as causas e os efeitos da discriminação contra a população negra, bem como debater ações para mudar essa realidade.

A UFSB está sediada em uma região sabidamente de maioria negra, que historicamente sofre com os altos índices de pobreza e desigualdades socioeconômicas. Nasce abrigando em seu DNA valores e concepções que a colocaram como referência no processo de mudança e desenvolvimento da região do sul da Bahia, bem como de acesso ao conhecimento e formação superior de qualidade para a classe trabalhadora, de baixa renda e majoritariamente não-branca. Além disso, as políticas de cotas e auxílios contribuem para abrigarmos uma grande quantidade de estudantes que se reconhecem negros e negras. Num contexto desse, é mais do que esperado que haja entre a comunidade, principalmente na categoria discente, um forte apelo e expectativa para as manifestações no Dia da Consciência Negra.

Corroborando esse entendimento, a pasta de Combate ao Racismo do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) da UFSB apresentou à Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS) o evento Negro Entoou: Chega de Racismo! como demanda legítima e espontânea do corpo discente às comemorações e manifestações do dia 20 de novembro. Os objetivos propostos foram:

• Fomentar discussões e reflexões sobre as consequências e desdobramentos do sistema escravista brasileiro;
• Identificar situações de racismo dentro e fora da universidade e propor ações para erradicá-las;
• Incentivar a produção de conhecimentos específicos sobre negritudes;
• Valorizar a cultura dos povos negros;
• Institucionalizar as manifestações do dia 20 de Novembro na UFSB;
• Proporcionar momento de integração e vivência entre as categorias da comunidade acadêmica dos Campi e Colégios Universitários (CUNIs) da UFSB

O evento Negro Entoou: Chega de Racismo! foi concebido e coordenado pela pasta de Combate ao Racismo do DCE, apoiado e assessorado pelos Setores Cerimonial e Cultural, Esportes, Lazer e Eventos e pelas Coordenações dos três Campi da UFSB. O evento aconteceu no campus Paulo Freire com a presença da comunidade dos três campi e CUNIs da UFSB; em dois dias inteiros, com atividades nos três turnos, entre mesas redondas, oficinas, rodas de conversa, vivências, apresentações culturais, grupos de discussão e atividades extras como a auto-organização/gestão dos espaços, da limpeza, das acomodações, alimentação dos/as participantes.

Além do apoio institucional do Setor Cerimonial, do Setor Cultural, do Setor de Transportes e das Coordenações dos três campi; destacamos também a atuação da Assessoria de Comunicação da UFSB nos registros e produção de um “minidocumentário” que sintetizou em imagens e entrevistas tudo o que aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro no campus Paulo Freire.