digitssl

DITIC/Protic informa sobre melhorias na certificação digital para serviços web e testes com VoIP

14 de dezembro de 2017   //   Por:   //   Informativo

A Pró-Reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Protic) está com melhorias e projetos em andamento. Em dois deles, a cargo da Diretoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, já se pode notar diferenças.

Há algum tempo, os serviços online da universidade, oferecidos no domínio ufsb.edu.br (SIG, Email, Portal, Moodle, WIFI, Helpdesk), usavam certificados sem validação por uma Autoridade Certificadora. Isso fazia com que o usuário recebesse um alerta de segurança sobre essa fragilidade. Na prática, ficava a cargo do usuário desativar os alertas, aceitando o certificado sem ter a certeza de que estava enviando os dados para os serviços da UFSB ou para um site falso.

A DITIC adquiriu e implantou nos servidores sob o domínio ufsb.edu.br certificados digitais fornecido por uma Autoridade Certificadora reconhecida na Internet, garantido assim a autenticidade do serviço acessado pelo usuário. Com isso, os serviços institucionais passam a contar com certificados válidos para o protocolo de segurança HTTPS, que identifica servidor e usuário, protege os dados transmitidos na sessão com criptografia, conferindo segurança e comodidade na navegação.  Conforme a justificativa para a aquisição de uma licença com validade de três anos, o certificado digital é um documento eletrônico que associa uma pessoa ou uma instituição a uma chave pública. Entre os elementos obrigatórios de um certificado digital estão a identificação e a assinatura da entidade emissora, importantes para a verificação da autenticidade e a integridade do certificado junto a uma Autoridade Certificadora.

O diretor Nadson Cerqueira Silva informou que esse problema está resolvido: “Nossos serviços já estavam sob a proteção do protocolo HTTPS com SSL, mas usávamos um certificado que não era conhecido como válido na internet. Ao acessar os serviços web em *.ufsb.edu.br o usuário recebia no navegador uma mensagem informando que aquela conexão não era segura, e cabia a ele decidir se queria realmente acessar o serviço ou não. Agora, os nossos serviços estão protegidos e são reconhecidos como confiáveis na Internet”.

No caso do serviço de e-mail Expresso, que ainda apresenta o alerta de segurança, a atualização dos certificados é de responsabilidade da Serpro.

Voz sobre IP

Em outro projeto, o uso da tecnologia de Voz sobre protocolo de Internet (VoIP) está em teste em alguns setores da Reitoria. Nadson explica que a iniciativa existe desde 2015, e que o projeto está na sua terceira versão. Hoje a universidade conta com 40 ramais ativos e a confirmação de entrega de mais 25 ramais em 2018. O emprego dessa tecnologia economiza dinheiro público e consome pouca banda das conexões, o que deve favorecer a qualidade das comunicações entre os diversos setores administrativos e acadêmicos da instituição.

Em geral, a partir de um ramal VoIP é possível também realizar chamadas para telefones de linhas convencionais. Na UFSB, por enquanto isso é possível apenas no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, por ser o único equipado com um tronco E1, necessário para a realização de múltiplas chamadas em apenas um enlace físico. A UFSB está em processo de aquisição de três troncos E1 através de ata junto ao MPOG. A comunidade acadêmica será avisada quando o serviço estiver pronto para uso nos demais campus.

Tutorial para uso do ramal VoIP

Ligar de VoIP@UFSB para VoIP@UFSB

1. Retire o Telefone IP do gancho ou execute o Zoiper em sua estação de trabalho.
  2. Disque o Ramal desejado. Este número contém 4 dígitos.

Exemplo: para ligar para a PROTIC CJA disque 8062.

1. Aguarde o destinatário atender a ligação.
  2. Fale a vontade pois esta ligação tem custo zero.

Ligar de VoIP@UFSB para VoIP@outrasInstituições

1. Digite 0.
  2. Digite o prefixo de área da instituição com a qual deseja falar.
  3. Digite o número desejado.

Exemplo: para ligar para o escritório da RNP em Campinas, disque 0+19+37873300.

1. Aguarde o destinatário atender a ligação.
  2. Fale a vontade pois esta ligação também tem custo zero.

Como posso realizar uma transferência?

Ao receber uma ligação o usuário poderá transferi-la para qualquer outro ramal da UFSB.

1. Atenda a ligação.
  2. Pressionar o botão de transferência no visor do Telefone IP. O originador da ligação entrará em estado de espera.
  3. Disque o número ao qual você deseja transferir.
  4. O Telefone IP alvo da transferência tocará. Ao atender, este poderá ou não autorizar a transferência.
  5. Se autorizada, você pode voltar o telefone ao gancho e a ligação prosseguirá entre o originador da chamada e o número alvo da transferência.