Equipe Docente do CJA promove palestra com Luciano Veiga sobre a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia

9 de novembro de 2017   //   Por:   //   Notícia - Campus Jorge Amado

 

Palestra Luciano Veiga_foto 1

Palestra de Luciano Veiga

No último dia 7 de novembro, no Auditório da reitoria, a Equipe Docente do Componente Curricular “Universidade, Desenvolvimento Regional e Nacional” (CC-DRN) do Câmpus Jorge Amado promoveu palestra seguida de debate sobre o tema: “Desenvolvimento, gestão e governança regional: a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia (RMSB)”.

O convidado palestrante foi o Sr. Luciano Veiga, administrador e especialista em gestão de cidades, com um histórico técnico e político de grande importância para a região sulbaiana: Luciano Veiga é o secretário executivo da AMURC – Associação dos Municípios da Região Cacaueira e do Consórcio do Desenvolvimento da Região Sul e presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Leste. Luciano é ainda pessoa atuante no Conselho Estratégico Social da UFSB, representando a AMURC. 

Na oportunidade, apresentaram-se as alternativas já elaboradas para a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, e que envolve a elaboração de proposta por um Grupo de Trabalho que tem Luciano Veiga como um dos principais articuladores. Essa proposta, após a apresentação aos prefeitos da região, prevista para breve, será encaminhada ao Governador do Estado e, possivelmente, para aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia.

Com a palestra de Luciano e moderação do Prof. Joel Felipe, cerca de 130 estudantes de sete turmas desse Componente Curricular (três da sede e dos CUNIs de Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus e Itabuna), participaram intensamente com questões que relacionaram os estudos propostos no Bloco Universidade e Sociedade ,da Formação Geral, suas preocupações como cidadãos e as potencialidades que se vislumbra caso se consolide a criação da RMSB.Palestra Luciano Veiga_foto 2 - auditório

Na organização do evento estiveram presentes os docentes: Dr. Humberto Zaidan, Dra. Fabiana Costa, Dr. Jomar Jardim, Dra. Mara Agostini, Dra. Regina Oliveira.

O próximo passo para os estudantes é aprofundar as questões levantadas no CC-DRN, que abrem possibilidades de atuação e reforçam a responsabilidade da UFSB com a região.