195A4050

SNCT 2017 iniciou na UFSB com sessões de trabalhos e palestra sobre Matemática

25 de outubro de 2017   //   Por:   //   Notícia

O primeiro dia das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) teve apresentações de resultados de pesquisas e a palestra de abertura, realizada no Auditório da Reitoria, no Campus Jorge Amado, bem como atividades nos demais campi da UFSB. A palestra versou sobre o tema nacional A Matemática está em tudo, e foi proferida pelo professor Vinícius Augusto Takahashi Arakawa, docente  e coordenador local do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O dia iniciou com as sessões de apresentação de resultados de pesquisas ligadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIBIPCI) no 3º Congresso da área na UFSB (III CIPCI). Alunos do Campus Jorge Amado e do Campus Paulo Freire expuseram dados de seus planos de trabalho, vinculados a projetos de pesquisa em andamento na instituição. O CIPCI também expõe pôsteres virtuais com dados de estudos não-vinculados ao PIBIPCI. Nesta tarde, 26 alunos do Campus Sosígenes Costa devem apresentar os resultados de suas participações nas pesquisas da UFSB. As sessões são transmitidas via webconferência, permitindo participação de pessoas em diferentes campi. O Congresso será encerrado nesta quarta-feira, após a apresentação de trabalhos do Campus Sosígenes Costa.

A palestra sobre a Matemática, área homenageada no tema da SNCT 2017, iniciou por volta das 19h. Em sua apresentação, o professor Vinícius apresentou a Sequência de Fibonacci, proposta pelo matemático Leonardo Pisa, e o número áureo. Ao somar um número natural com o seu antecessor, e repetindo a operação sucessivamente, Fibonacci percebeu uma regularidade matemática observável na natureza. Pela divisão de um número com o seu antecessor na sequência, obtém-se uma constante que se aproxima do número áureo (1,618). Além de ser encontrado na natureza, esse número é empregado em diversas produções humanas para conferir beleza e harmonia na composição em áreas como a arquitetura, o design e a música, por exemplo.

195A4050

O professor Dr. Vinícius Arakawa (UESC) palestrou sobre a Sequência de Fibonacci e os exemplos dessa regularidade matemática na natureza, bem como seu aproveitamento em diversas áreas

Agenda SNCT

Além do evento de Iniciação Científica, outra atividade intercampi é o Seminário de Sustentabilidade, sob coordenação de Valerie Nicollier (Prosis). A atividade é transmitida via webconferência e visa avançar no preparo do Plano de Sustentabilidade da UFSB.

Em paralelo com a programação geral, cada campus promove minicursos, oficinas, rodas de conversa e outras atividades para sua comunidade acadêmica e público em geral. O documento com a programação geral pode ser consultado aqui.