semana

Semana acadêmica vai apresentar o curso de Engenharia da Sustentabilidade

3 de outubro de 2017   //   Por:   //   Notícia

Os estudantes que se interessem pelas Engenharias terão uma oportunidade na I Semana Acadêmica de Engenharia da Sustentabilidade da UFSB, que será realizada de 10 a 12 de outubro no Campus Jorge Amado, em Itabuna. Com exposições de pesquisas em andamento, equipamentos e palestras a respeito da proposta do curso, o evento será concluído no dia 12 com a visita facultativa às instalações do futuro campus da UFSB, junto à CEPLAC. A comunidade acadêmica está convidada, em especial os estudantes e professores dos três campi da instituição que estejam envolvidos com o curso de Engenharia da Sustentabilidade.

As inscrições podem ser feitas via formulário online. A organização do evento divulgou a programação detalhada neste arquivo.

10/10/17 – Terça-Feira – à noite

• 18:00 – 18:30: Credenciamento.
  • 18:30 – 20:00: Apresentação do Curso de Engenharia da Sustentabilidade da UFSB. Campo Profissional: Regulamentação, Áreas de atuação e Mercado de Trabalho. Estratégias Pedagógicas: Multiprofissionalismo, Ciclos de Formação, Integração Social, Pedagogia de Projetos, Inter-Transdisciplinaridade. Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Soares Teles Santos.
  • 20:00 – 21:30: Confraternização de Integração.

11/10/17 – Quarta-Feira – à tarde

• 14:00 – 15:30: Empreendedorismo na Engenharia da Sustentabilidade: Incubadora Acadêmica de Empreendimentos de Engenharia da Sustentabilidade; Empresa Júnior de Engenharia da Sustentabilidade. Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Soares Teles Santos.
  • 15:30 – 17:30: Exposição de equipamentos de Engenharia. Exposição de equipamentos e sistemas que serão utilizados inicialmente no curso, tais como Instrumentos Topográficos, Multiparâmetros para Qualidade da água, Estação Meteorológica, Microscópios, Balanças Analíticas, Vidrarias, Kits de Energia Solar e Eólica, Sistema de Coleta Seletiva, Sistema de Horta Sustentável e Bombeamento Solar, Sistema de Coleta de Água de Chuva, Biodigestor para tratamento de esgoto residencial, entre outros. Apresentadores Estudantes: Bianca Lopes, Daniel Ramos dos Santos, Davi Bispo dos Santos, Félix Borges da Cruz, Fredson Pereira de Oliveira Santos, Laíse Clement Calixto, Lara Rodrigues Santos, Lucas Lopes de Souza, Nayara Alves Rocha, Oígres Leão Schaun de Araújo, Taís Conceição dos Santos.

11/10/17 – Quarta-Feira – à noite

• 18:30 – 21:30: Apresentação de Projetos da UFSB – Apresentação de “pôster digital” de trabalhos desenvolvidos por estudantes do BI-Ciências da UFSB relacionados com a área de atuação profissional do Engenheiro da Sustentabilidade.

12/10/17 – Quinta-Feira – de manhã (atividade facultativa)

• 08:30 – 09:30: Visita às instalações do futuro Campus da UFSB.