banner notícias - face

PROSIS realiza III Seminário do Programa de Apoio à Permanência

16 de outubro de 2017   //   Por:   //   Notícia
O III Seminário do Programa de Apoio à Permanência acontecerá juntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFSB, nos dias 26 e 27 de outubro, das 18 às 22 horas, nos três campi simultaneamente . O evento tem o objetivo de possibilitar espaço de discussão e reflexão sobre Assistência Estudantil e Ações Afirmativas na UFSB; Compartilhar com a comunidade acadêmica o resultado dos Planos de Atividades da Bolsa de Apoio à Permanência; e fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão na UFSB.

Em sua terceira edição desde o lançamento da BAP em 2014, o Seminário contará com 86 estudantes apresentando os frutos de seus projetos de ensino, pesquisa, extensão, cultura, sustentabilidade, acessibilidade dentre outros, nos três Campi da UFSB, sendo 35 estudantes no Campus Jorge Amado, 28 no Campus Paulo Freire e 23 no Campus Sosígenes Costa.

Nessa edição, pretende-se ampliar as discussões sobre Permanência Estudantil, agregando ao debate, a temática das ações afirmativas e os desafios contemporâneos, já que a UFSB, aprovou no Conselho Universitário a reserva de vagas para os cursos de segundo ciclo no percentual muito acima do mínimo estabelecido em lei e do praticado nacionalmente, contemplando além de pardos e negros, os estudantes indígenas, quilombolas e transgêneros.

A proposta é realizar uma mesa redonda, seguida da apresentação de trabalhos pelos bolsistas e avaliação por parte dos professores apreciadores dos trabalhos.

Programação:

Dia 26/10/2017
 18:00h– Mesa de Abertura com transmissão metapresencial para os demais campi
 18:30h– Mesa Redonda: Ações Afirmativas e Permanência Estudantil: desafios contemporâneos
Expositores: Prof. Drª Cássia Virgínia Bastos Maciel (UFBA); Prof. Dr. Álamo Pimentel (UFSB), Discente membro da CPAf.
 21:00h – Debate

Dia 27/10/2017
 18:00h às 22:00h – Apresentações de Trabalhos simultâneas.

Carga horária do Seminário: 8h, com certificação dos expositores (palestrantes e estudantes) emitida pela PROSIS.