artigo revista nature piotto

Estudo publicado na Nature aborda relações entre biodiversidade e produtividade do ecossistema ao longo do tempo

2 de outubro de 2017   //   Por:   //   Notícia
Uma pesquisa realizada por cientistas de diversos países investigou como as mudanças na diversidade de espécies de plantas, em um dado lugar e um período, influem na produtividade de ecossistemas experimentais de campos e de florestas. O estudo Diversity-dependent temporal divergence of ecosystem functioning in experimental ecosystems foi publicado na edição mais recente da revista Nature Ecology and Evolution. O engenheiro florestal e professor da UFSB Daniel Piotto é um dos autores.
 
O intuito foi saber se a perda diversidade enfraquece um ecossistema ao longo do tempo. Trata-se de uma pergunta muito importante para subsidiar a gestão de paisagens mais produtivas e sustentáveis. Para isso, os autores compararam dados de 26 experimentos que controlam a diversidade de espécies para compreender que mecanismos explicavam as variações de produtividade ao longo do tempo. 
 
Uma das conclusões do estudo é que o efeito positivo da riqueza de espécies sobre a produtividade tende a aumentar ainda mais com o passar do tempo. A pesquisa também aponta a necessidade de mais estudos do tipo longitudinal que abranjam períodos maiores de tempo para a percepção e análise de fatores que expliquem essas variações.