congresso

Estudantes da UFSB têm trabalhos aprovados para Congresso de Epidemiologia em Florianópolis

3 de outubro de 2017   //   Por:   //   Notícia

Estudantes da UFSB têm trabalhos aprovados no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que acontecerá em Florianópolis, de 07 a 11 de outubro de 2017. Os trabalhos foram orientados por docentes do campus e resultam de atividades e projetos confeccionados nos Componentes Curriculares  “Epidemiologia e Análise de Situação de Saúde”, “Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Saúde” e “Práticas Integradas de Promoção e Vigilância em Saúde e Espaço de Convivência”, realizados no terceiro quadrimestre de 2016.

O Congresso Brasileiro de Epidemiologia tem por objetivos apresentar e discutir com a sociedade brasileira os mais recentes estudos da área, articulando análises epidemiológicas da situação de saúde dos diversos grupamentos humanos com debates sobre a equidade, as estratégias para a melhoria da qualidade de vida e os desafios sociais e científicos acerca da saúde-doença-cuidado e de seus determinantes em nosso tempo.

Conforme Antonio Fernando Boing, Presidente do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, as edições anteriores permitiram encontro e troca de experiências e conhecimento entre profissionais brasileiros e de dezenas de outros países, ajudando a impulsionar o desenvolvimento da epidemiologia nacional.

Nesse ano, o tema do encontro será “Epidemiologia em defesa do SUS: formação, pesquisa e intervenção”, que se desdobrará em seis eixos:

1) Desafios e avanços teóricos e metodológicos;
2) Avaliação e intervenção em saúde coletiva;
3) Ações e inovações em vigilância em saúde;
4) Ampliando o conhecimento, políticas e práticas;
5) Sustentabilidade e integridade em pesquisa;
6) Formação em epidemiologia

Os trabalhos aprovados da UFSB a serem apresentados serão:

Título: Análise de situação de saúde da população indígena no Brasil: um enfoque epidemiológico
Orientador: Professora Ana Paula Pessoa de Oliveira.

Discentes Autores: Guilherme Paranhos Goulart, Carolina Alves Marques, Gildásio Warllen dos Santos, Isa Milena Galvão Guimarães, Kawan Moreira Santana, Raquel Victor Graça Andrade Gomes.

Título: Modelagem Matemática do Comportamento Plaquetário nas Dengues Clássica e Hemorrágica.
Orientador: Professor Fabrício Luchesi Forgerini Discentes

Autores: José Roberto da Silva Júnior, Dalila Bittencourt Pellegrine; Fernando Silva Campos; Gabriel Almeida Santos; Jone Maycon Oliveira Rocha.

Título: Territorialização de uma estratégia de saúde da família de Teixeira de Freitas-BA.
Orientadores: Professor Cristiano da Silveira Longo e Professora Stella Narita

Discentes: Kawan Moreira Santana, Gildásio Warllen dos Santos, Guilherme Paranhos Goulart, José Roberto da Silva Júnior, Isa Milena Galvão Guimarães, Isaque Ville Sousa de Oliveira, Hortência Silva Andrade, Raério Rocha Leite, Carla Ladeira Gomes da Silveira, Sara Alves de Matos e Thiago Araújo de Santana.

Título: Análise de situação de saúde e territorialização em Ilhéus: Relato de experiencia.
Orientador: Professora Sandra Adriana Neves Nunes.
Discentes: Clara Martins Anunciação Lima; Lorena de Jesus Rodrigues Nambu; Paulo Henrique Oliveira Chaves; Tamires Santos Freitas; Virgínia Rosa Pires Barros.

Título: Perfil epidemiológico da Chikungunya em Itabuna: a campeã das arboviroses na Bahia.
Orientador: Professora Jane Mary Guimarães.
Discentes: Joanne Almeida; Crystine Tanajura.

Título: Educação pelo trabalho; Análise de situação de saúde de Nova Ferradas – Itabuna/BA.
Orientador: Professora Jane Mary de Medeiros Guimarães
Profissional: Isabela Santos Sousa
Discentes: Jessica Tais Barreto Jorge; Vicente Izidrö de Souza.

Título: Crenças de profissionais da saúde e assistência social acerca da violência de gênero
Orientador: Professora Sandra Adriana Neves Nunes.
Discentes: Marcos Henrique Sales Maia; André Marcos Damasceno Soglia; Camila Almeida Rodrigues; Fabiane Soares dos Santos; Fernando Santos Carvalho; Gabriela Oliveira Gomes; Jessica tais Barreto Jorge; Karyna Duarte Alcântara; Laís Leal Dieb; Luara da Silva Santos; Luísa de Oliveira Santos; Marina Vinhas dos santos; Pedro Basílio dos Santos Junior.

Título: Análise da situação de saúde via estimativa rápida participativa: Relato de experiência.
Orientador: Professora Sandra Adriana Neves Nunes
Discentes: Felipe Ruan Miranda de Novaes; Andréa de Almeida Farias Magalhães; Jorge Miguel Lages Cerqueira; Laís Ferreira Soares; Manuella Lima Belo; Márcia Lima Cordeiro.

Outas informações e imagens sobre o evento disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/congressos-eventos/congresso-brasileiro-de-epidemiologia/