head_amlat

UFSB vai sediar o XI Seminário Internacional da Rede AMLAT

15 de setembro de 2017   //   Por:   //   Notícia

A discussão acadêmica sobre a comunicação na América Latina, tema de investigação da rede temática de cooperação “Comunicação, cidadania, educação e integração” (Rede AMLAT), será trazida para o Sul da Bahia. O XI Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT será realizado no Campus Jorge Amado da UFSB, em Itabuna, de 23 a 27/10, no mesmo período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na mesma ocasião, será realizado o XI Encontro Metodológico dos Grupos, Núcleos e Coletivos de Pesquisa da Rede AMLAT.

O tema do evento deste ano é Desafios da Investigação Transmetodológica em Tempos de Crise. O Seminário Internacional da Rede AMLAT é um evento científico anual que reúne grupos de pesquisa de várias instituições da América Latina. Professores, estudantes, pesquisadores, profissionais da comunicação, cidadãos interessados em temáticas de midiatização e a comunidade acadêmica da UFSB, bem como docentes e discentes das universidades componentes da Rede AMLAT compõem o público esperado para o Seminário.

A inscrição será realizada via e-mail e está aberta até as 23h59 do dia 30 de setembro. Não há custo para inscrições. As propostas de trabalhos devem ser enviadas para os e-mails efendymaldonado@gmail.com e nisiamartins@gmail.com. A proposta de apresentação deve conter o título, autoria, um resumo com cerca de dez linhas de extensão e cinco palavras-chave.

O evento

O Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT se origina de um trabalho de cooperação internacional iniciado em 2009 por pesquisadores de universidades do Brasil, Argentina, Equador e Venezuela. Hoje, a Rede AMLAT é composta por grupos de pesquisas e pesquisadores individuais das seguintes universidades: UFSB, UFRN, UFRR, UFRGS,UFSC, UNIPAMPA, UNISINOS, UNESR (Venezuela), UNC (Argentina), UASB (Equador), CIESPAL e UNaM (Argentina).

A ênfase dos eventos está na concentração de esforços para problematizar e inovar na dimensão metodológica das pesquisas sobre os temas de interesse da Rede: a Comunicação, a Cidadania, a Educação e a Integração na América Latina. A produção acadêmica resultante desses encontros e do intercâmbio entre os integrantes da AMLAT está registrada nos artigos e nos livros publicados sobre os temas.