UFSB solidariza-se com a UERJ

5 de setembro de 2017   //   Por:   //   Notícia

IMG_5114Nesta segunda-feira, dia 4, a convite da Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (CEED), o Reitor da UFSB Naomar Almeida Filho fez uma palestra no Auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), intitulada “Universidade e Integração Social: O Caso da UFSB”. O Reitor Naomar foi recebido pelo Prof. Rui Garcia Marques, Reitor da UERJ, num ato de solidariedade frente às ameaças de fechamento daquela universidade face aos cortes do governo estadual do Rio. Na oportunidade, identificando complementaridades e convergências nos projetos institucionais, os reitores se comprometeram a abrir um canal de cooperação entre as duas universidades.

O Reitor Naomar ainda participou de uma roda de conversa com dirigentes da UERJ, esclarecendo dúvidas sobre a organização e funcionamento da UFSB e discutindo as possibilidades de mobilidade de estudantes, servidores e docentes mediante um convênio de intercâmbio acadêmico. Aproveitando a crise, os dirigentes da UERJ querem repensar seu modelo de interiorização. O convênio será uma troca: a UERJ quer apoio para reestruturar formatos curriculares, métodos de ensino e formas de integração social; em contrapartida, podemIMG_5125 ceder docentes para os cursos de segundo ciclo da UFSB, trazendo reforços nas áreas em que são fortes, destacando-se Direito, Medicina, Artes e, principalmente, nas áreas de Educação, Saúde Coletiva e Ciências Sociais. Vários dirigentes da UERJ manifestaram desejo de conhecer as experiências de tecnologia social em curso e estão organizando um programa de visitas aos campi da UFSB.