195A3592

UFSB realiza Roda de Conversa Formativa de Mobilidade Acadêmica Internacional para a Formação Docente

21 de setembro de 2017   //   Por:   //   Notícia

195A3614

Professora Fabiana Lima em conferência via webconf com a Equipe Técnica do Uruguai

Nos dias 12 e 13 de setembro aconteceu, no Campus Jorge Amado, a 1ª Roda de Conversa Formativa do Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica Internacional para a Formação Docente. Esse foi o primeiro momento acadêmico-formativo deste projeto e foi direcionado aos/às  professore/as dos três Complexos Integrados de Educação (CIE – SEC/BA), Itabuna, Itamaraju e Porto Seguro.

Nesses dois dias, os/as professore/as participaram de rodas de conversa, encontro presencial do Curso de Introdução à Língua Espanhola e conferência via webconf com a Equipe Técnica do Uruguai, país em que acontecerá o intercâmbio acadêmico-pedagógico dos professores da Rede, entre o dia 20 de setembro e 10 de outubro, com trocas pedagógicas, culturais, de formação docente a partir da imersão naquele país. No primeiro semestre de 2018, o intercâmbio contemplará os estudantes das LI da UFSB.

Durante as rodas, cada professor/a pôde rever criticamente o processo de implementação dos CIE bem como a própria prática político-pedagógica. Alguns depoimentos foram ao encontro de dois momentos significativos da Roda: Círculo de Cultura, conduzido por Rosemary Santiago (Diretora de Ensino-Aprendizagem) e a oficina Educação Indisciplinada, com o professor do IFBA (Valença) Erahsto Felício de Sousa.

195A3633

Muitos deles lembraram desde o momento em que a universidade apresentou a proposta pedagógica dos Complexos e se referiram ao avanço no pensar e no agir do cotidiano dos Complexos, imbuídos pelas discussões dos palestrantes. Destacaram ainda a relevância de presenciar o primeiro intercâmbio internacional direcionado aos professores da rede básica de ensino, e para muitos deles, o primeiro também de suas trajetórias profissionais.

Em sua primeira versão, a UFSB dialoga com o Uruguai como país parceiro, através da ANEP (Administración Nacional de Educación Pública) e da UDELAR (Universidad de la República), que receberá docentes da rede pública estadual de ensino básico (SEC/BA) e estudantes das Licenciatura Interdisciplinares da UFSB para intercâmbio acadêmico e formação docente, a partir da observação de projetos educacionais em curso naquele país.