naomar

UFSB em destaque no XXX FORGRAD Nacional

5 de setembro de 2017   //   Por:   //   Notícia

A Universidade Federal do Sul da Bahia foi destaque no XXX Forum Nacional de Pro-Reitores de Graduação, realizado na semana passada em São Paulo, organizado pela Universidade Mackenzie. Entre os conferencistas convidados: Luiz Roberto Cury, Presidente do CNE, Paulo Barone, Secretário da Sesu/MEC e Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e ex-Prefeito de São Paulo. No painel de apresentação de experiências, a atenção dos participantes se concentrou nas duas únicas universidades brasileiras que adotam exclusivamente o regime de ciclos, a UFABC e a UFSB. Nesse painel, a convite dos organizadores, Pro-Reitor Daniel Puig apresentou o modelo curricular da UFSB, demonstrando o uso de pedagogias ativas por equipes docentes e a Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários e Complexos Integrados de Educação.

A conferência de encerramento, intitulada “Uma Outra Universidade é Possível”, foi proferida pelo Reitor Naomar de Almeida Filho que, em sequência a uma abordagem crítica do cenário recente da educação superior no Brasil, analisou os fundamentos políticos e conceituais do modelo institucional e político pedagógico da UFSB. A palestra terminou provocando longo e produtivo debate sobre os desafios enfrentados pelas universidades públicas e suas perspectivas de transformação neste momento atual de crise econômica e política. Pro-reitores de ensino de graduação de várias universidades, federais, estaduais, confessionais e privadas manifestaram desejo de conhecer as experiências em curso na universidade grapiúna e propuseram realizar uma sequência de visitas aos campi da UFSB, nos meses próximos, a serem organizadas pela Progeac, com ajuda da Prosis.