Itamaraju_Developers

Maratona de Programação 2017 contará com participação de um time de programadores da UFSB – Itamaraju Developers

4 de setembro de 2017   //   Por:   //   Notícia
No dia 9 de setembro de 2017, acontecerá em Vila Velha/ES a primeira fase da XXII Maratona de Programação (http://maratona.ime.usp.br). A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação – SBC que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano, ocorre a sua 22ª edição. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano, tem-se observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os estudantes que participam da Maratona.

No ano de 2016, mais de 45 mil estudantes de quase 3000 escolas de mais de 100 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 132 (cerca de 1%) participam das Finais Mundiais do evento, em Rapid City, Estados Unidos. Seis times brasileiros estarão pre-sentes nas finais mundiais. Os times são compostos por três estudantes competidores e um estudante reserva, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

A UFSB foi inscrita na competição deste ano com um time interdisciplinar denomina-do “Itamaraju Developers”. Todos os estudantes são residentes da cidade de Itamaraju e estudam no Campus Paulo Freire da UFSB. O time da UFSB conta com um coach (Professor Kennedy Morais Fernandes) e com 3 estudantes competidores e 1 estudante reserva, são eles:

Alexandre Santos – Estudante do LI em Matemática, Computação e suas Tecnologias
Carla Neves – Estudante do LI em Matemática, Computação e suas Tecnologias
Daniel Nascimento – Estudante do BI em Ciências
Luan Barros – Estudante do BI em Humanidades (Reserva)