GRUPO TERRITORIALIZAÇÃO (2)

Estudantes da UFSB apresentarão trabalhos no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia em Florianópolis

28 de setembro de 2017   //   Por:   //   Notícia - Campus Paulo Freire

Estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) do Campus Paulo Freire (CPF) têm trabalhos aprovados no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que acontecerá em Florianópolis, de 07 a 11 de outubro de 2017. Os trabalhos foram orientados por docentes do campus e resultam de atividades e projetos confeccionados nos Componentes Curriculares  “Epidemiologia e Análise de Situação de Saúde”, “Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Saúde” e “Práticas Integradas de Promoção e Vigilância em Saúde e Espaço de Convivência”, realizados no terceiro quadrimestre de 2016.

O Congresso Brasileiro de Epidemiologia tem por objetivos apresentar e discutir com a sociedade brasileira os mais recentes estudos da área, articulando análises epidemiológicas da situação de saúde dos diversos grupamentos humanos com debates sobre a equidade, as estratégias para a melhoria da qualidade de vida e os desafios sociais e científicos acerca da saúde-doença-cuidado e de seus determinantes em nosso tempo.

Conforme Antonio Fernando Boing, Presidente do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, as edições anteriores permitiram encontro e troca de experiências e conhecimento entre profissionais brasileiros e de dezenas de outros países, ajudando a impulsionar o desenvolvimento da epidemiologia nacional.

Nesse ano, o tema do encontro será “Epidemiologia em defesa do SUS: formação, pesquisa e intervenção”, que se desdobrará em seis eixos:

1) Desafios e avanços teóricos e metodológicos;

2) Avaliação e intervenção em saúde coletiva;

3) Ações e inovações em vigilância em saúde;

4) Ampliando o conhecimento, políticas e práticas;

5) Sustentabilidade e integridade em pesquisa;

6) Formação em epidemiologia

Os trabalhos aprovados da UFSB a serem apresentados serão:

Título: Análise de situação de saúde da população indígena no Brasil: um enfoque epidemiológico
Orientador: Professora Dra Ana Paula Pessoa de Oliveira.
Discentes Autores: Guilherme Paranhos Goulart, Carolina Alves Marques, Gildásio Warllen dos Santos, Isa Milena Galvão Guimarães, Kawan Moreira Santana, Raquel Victor Graça Andrade Gomes.

Título: Modelagem Matemática do Comportamento Plaquetário nas Dengues Clássica e Hemorrágica.
Orientador: Professor Doutor Fabrício Luchesi Forgerini Discentes
Autores: José Roberto da Silva Júnior, Dalila Bittencourt Pellegrine; Fernando Silva Campos; Gabriel Almeida Santos; Jone Maycon Oliveira Rocha.

Título: Territorialização de uma estratégia de saúde da família de Teixeira de Freitas-BA.
Orientadores: Prof. Dr. Cristiano da Silveira Longo e Profa. Dra. Stella Narita Discentes
Discentes: Kawan Moreira Santana, Gildásio Warllen dos Santos, Guilherme Paranhos Goulart, José Roberto da Silva Júnior, Isa Milena Galvão Guimarães, Isaque Ville Sousa de Oliveira, Hortência Silva Andrade, Raério Rocha Leite, Carla Ladeira Gomes da Silveira, Sara Alves de Matos e Thiago Araújo de Santana.

Outas informações e imagens sobre o evento disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/congressos-eventos/congresso-brasileiro-de-epidemiologia/

• Informações cedidas pelo professor Cristiano Longo.