Estudantes, ACS e enfermeira, 16 de agosto de 2017

Discentes aprendem a identificar situação de saúde na comunidade

12 de setembro de 2017   //   Por:   //   Notícia

Na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aconteceu mais um momento de integração dos estudantes e monitores do Componente Curricular (CC) Análise de Situação de Saúde, bolsistas do grupo “Comunicação e Educação para Promoção da Saúde” (PET- GraduaSUS), líder comunitário, enfermeira e agente comunitária de Saúde (ACS) da Estratégia de Saúde da Família Ubaldo Dantas do bairro Nova Ferradas, em Itabuna. As atividades ocorreram nos dias 16 e 23 de agosto.

Para compreender e aplicar as ferramentas conceituais e metodológicas para a construção e interpretação de uma análise de situação de saúde, os estudantes foram organizados em equipe de aprendizagem ativa. A proposta é que os estudantes conseguissem identificar os problemas de saúde e do sistema de saúde local, além de compreender os indicadores relevantes para análise de situação de saúde das famílias que residem nos condomínios habitacionais Jubiabá e Gabriela, localizados no território de Nova Ferradas, em Itabuna. Essa articulação iniciou com a aula teórica-prática mediada pela professora enfermeira e a agente comunitária de Saúde cujo ponto de partida foi preenchimento das fichas de cadastramento das famílias pelos estudantes nos momentos de prática do componente curricular.

Os estudantes conversaram com moradores que relataram sobre sua situação de saúde, a partir de informações solicitadas nas fichas de cadastro individuais e das famílias do E-SUS. A atividade permitiu que a turma compreendesse como se selecionam e se analisam os problemas de saúde em termos de causas e consequências (rede de determinação).

Com informações e imagens por Jane Mary Guimarães