marca para arte site

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
REITORIA

COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Apesar do cenário global e nacional adverso, pleno de retrocessos nos planos político e social, neste momento triste de ameaças internas e externas, que trazem alto grau de incerteza e angústia sobretudo a instituições em implantação, gostaríamos de compartilhar com docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos três boas notícias no âmbito específico da UFSB:

a)Juntamente com as universidades federais de implantação mais recente, ditas “novíssimas”, temos a confirmação de que conseguiremos integralizar 100 % do orçamento previsto para 2017. Essa medida incluirá principalmente despesas de capital (equipamentos, investimentos e obras), parcela do orçamento que sofreu contingenciamentos profundos em todas as IFES, alcançando em algumas instituições mais de 50 %. O montante de capital acrescentado ao nosso orçamento monta a 4,5 milhões, para execução ainda neste exercício. A distribuição de prioridades e as deliberações necessárias precisam ser tomadas de imediato para viabilizar licitações, empenhos e execuções nos prazos definidos de aplicação orçamentária.

b)A Sesu/MEC confirma publicação, em data próxima, da Portaria Interministerial que atualizará o Banco de Professores Equivalentes, permitindo ampliar o nosso teto, de 53,38 pontos para 213,14 pontos (aumento de 400%). Caso seja considerado pertinente pelas Unidades Universitárias, essa medida possibilitará a realização de novo concurso em paralelo ou em complemento ao edital atualmente aberto para 57 vagas docentes. Além disso, afetará positivamente a incorporação de novos docentes, sendo suficiente para transformar todas as vagas de nosso concurso em Tempo Parcial 20 hs para DE. Precisamos, portanto, refazer os cálculos e urgentemente definir vagas e matérias.

c)Completando o processo de recuperação de pautas em curso (a ser divulgado em breve), já iniciamos a preparação do I Congresso Geral da UFSB, reta final na direção de aprovação do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. O PDI é um documento formalmente necessário para conclusão da primeira fase de implantação da nossa instituição, na medida em que permitirá completar os processos de reconhecimento de cursos, em andamento.

Esses três pontos serão objeto de pauta da próxima reunião extraordinária do Consuni, a fim de encaminhar as deliberações urgentes e necessárias para aproveitamento das oportunidades que agora se abrem.

Itabuna, 26 de setembro de 2017.

Naomar de Almeida Filho
Reitor pro-tempore da UFSB