195A2840

UFSB sedia III seminário Internacional Brasil-Québec. Evento acontece até sábado (02)

31 de agosto de 2017   //   Por:   //   Notícia

195A2813O III Seminário Internacional Brasil-Québec teve seu início na noite dessa quarta-feira (30), no campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. Para a cerimônia de abertura, o evento contou com a presença de diversas autoridades e com participantes presenciais e via webconf.

Para compor a mesa, estiveram presentes Joana Guimarães, vice-reitora da UFSB; Gustavo Gonçalves, coordenador geral do evento; Rosemary Santiago, diretora de ensino-aprendizagem da UFSB, representando o pró-reitor de Gestão Acadêmica, Daniel Puig; Pascale Rochette, representando a embaixada do Canadá; com os decanos e vice Christianne Benatti Rochebois, Marcos Bernardes, Gilmara dos Santos Oliveira e Ângela Garcia; May Waddington, coordenadora do PPGES; e Caetano Sacramento, diretor do CIEPS.

Em suas falas, os componentes da mesa abordaram sobre parcerias, oportunidades, avanços e cautela perante a atual conjuntura na qual o país se encontra. Pascale Rochette reiterou a importância da união entre o Brasil e Canadá através de pesquisas, intercâmbios e trocas de experiências.

O coordenador do evento, Gustavo, falou sobre projetos que estão se concretizando, demonstrando que há uma construção de relação entre os países e não apenas um evento isolado. A vice-reitora chamou atenção para questões interessantes: diversidade, inclusão, e perspectivas interepistêmicas, questionando “que tipo de inclusão estamos fazendo? No mesmo mundo ou em um mundo melhor do que estamos?”. Ressaltou que é preciso criar uma sociedade que pense diferente para realmente haver uma inclusão que alcance patamares ainda maiores.

195A2965Logo em seguida, foi iniciada a Conferência de abertura que contou com as convidadas Marie Mc Andrew, da Universidade e Montreal, que apresentou um breve histórico da educação no Québec, provando que a mudança da educação foi um fator que contribuiu para transformação social necessária para o país. Já Dalila Oliveira, da UFMG, falou sobre o sistema educação e a inclusão social no Brasil, pontuando as políticas sociais e de inclusão, as desigualdades e alguns embates vividos na atualidade.195A3022

A programação de hoje (31) conta com duas mesas redondas. A primeira, às 18:30 com o tema “Quais são as vantagens e os efeitos perversos das políticas focalizadas em públicos específicos para a promoção de uma escola aberta à diferença?”, com Mônica Pereira dos Santos (UFRJ), Francisco Eduardo Torres Cancela (UNEB/PPGES-UFSB) e Corina Borri-Anadon (Universidade do Quebec em Trois-Rivières, Canadá – UQTR) . A segunda mesa, às 20 horas, será com o tema : Qual é a importância de estabelecer um quadro de competências profissionais para orientar a formação de professores e de gestores para o trabalho em ambiente escolar?” com David D’Arisso (Universidade de Montreal), Érica Capinan (SEC-BA) e João Valdir Alves de Souza (UFMG) .

Com mas de 1100 até a tarde da quarta-feira, o evento acontecerá até o dia 2 de setembro (sábado). Para mais informações, acesse: http://www.ufsb.edu.br/iii-seminario-internacional-cooperacao-brasil-quebec