SITE

UFSB PRESENTE EM ATO CONTRA INTERVENÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL NA UFRB

21 de agosto de 2017   //   Por:   //   Notícia

Na última sexta-feira, 18 de agosto, no campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cruz das Almas, foi realizado um Ato em Defesa da Autonomia Universitária com a presença de autoridades locais, parlamentares, representantes sindicais e estudantis, do ex-reitor e atual secretário de educação do município de Lauro de Freitas, Paulo Gabriel Nacif, do secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais e Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduino, além dos reitores Naomar Almeida Filho (UFSB), João Carlos Salles (UFBA), Evandro Silva (UEFS), Renato da Anunciação (IFBA), e o assessor especial da reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Marcius de Almeida Gomes. A  UFRB sofreu uma agressão à sua autonomia com a decisão judicial da 10ª Vara Federal Cível que suspende a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O Reitor Silvio Soglia da UFRB demonstrou preocupação com a interferência na autonomia universitária e reafirmou a disposição em realizar posteriormente a entrega do título honorífico ao ex-presidente como forma de reconhecimento do seu legado à expansão e interiorização do ensino superior público no Brasil. “Nós suspendemos a sessão solene em obediência a uma decisão judicial porque somos acima de tudo um povo respeitador das instituições desse país. Do mesmo modo, gostaríamos que respeitassem as decisões da nossa instituição e por isso estamos participando desse ato cívico de pessoas comprometidas com o desenvolvimento e com a democracia no Brasil. Aqueles que são defensores dessa Universidade serão todos bem acolhidos nesse momento”, concluiu.

Após o término do Ato, os reitores receberam o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na Sala de Conselhos da Reitoria. O ex-presidente agradeceu ao Reitor e conselheiros e falou da sua alegria em voltar a UFRB. “Nossas universidades não servem apenas para dar título Doutor Honoris Causa, fiquei sabendo que tem uma filha de quilombola que conseguiu chegar à UFRB. Quando ela se formar e ganhar seu diploma, esse será meu título”, afirmou.