Porto2

Reitoria e Decanos inauguram a governança compartilhada

18 de agosto de 2017   //   Por:   //   Notícia

Um dos pontos mais importantes da “Oficina de In-formação, integração e planejamento participativo para os decanatos”, ocorrida nos dias 09, 10 e 11 deste mês, no Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), foi a criação, ainda informal, do Fórum de Decanos/as. A avaliação é do reitor da UFSB, professor Naomar de Almeida Filho, que considera de suma importância a criação do Fórum: “A perspectiva de governança compartilhada entre a Reitoria e Decanatos, proposta levada por nós para a Oficina, foi tão bem-aceita e entendida que culminou com a criação do Fórum de dos Decanos e vice-decanos ocorrida durante o evento.”

A questão da governança compartilhada é considerada crucial para que o modelo da UFSB, centrado na autonomia do estudante e na aprendizagem ativa, seja implementado com êxito. Essa iniciativa foi tão bem-aceita que, já no dia 11, os decanos anunciaram a criação do Fórum dos Decanatos e indicaram o decano Daniel Piotto como articulador, tendo Fabrício Forgerini como vice-articulador. Na sequência, uma nova pauta emergencial foi apresentada pelo decano Piotto, já no papel de articulador do Fórum: a demanda de CDs para os vice-decanos/as.

O reitor Naomar considerou “inteiramente justa a propositura”. Solicitou, no entanto, que o pedido não fosse incluído como pauta emergencial, que se refere a pendências a serem resgatadas, mas, sim, tratado como a primeira pauta da próxima reunião do “Fórum dos decanos/as”, quanto, então, a Reitoria apresentará um estudo detalhado, expondo, de forma transparente e límpida, a composição dos CDs e FGs da UFSB. A proposta foi aceita por consenso pelos decanos/as e vice-decanos/as.

Com informações por Gilson Monteiro