gab003

Professores de Princeton conheceram o CJA

2 de agosto de 2017   //   Por:   //   Notícia

A visita dos professores de Princeton à UFSB começou na terça-feira (1º) com a chegada dos docentes João Guilherme Biehl, Pedro Meira Monteiro e Andréa de Castro Melloni à área de construção do bloco pedagógico, a primeira edificação própria do Campus Jorge Amado. Acompanhados pelo reitor, Naomar Monteiro de Almeida Filho, do pró-reitor de Gestão Acadêmica, Daniel Puig, e da diretora de Infraestrutura, Lívia Berti Sanjuan Farias, os visitantes percorreram o canteiro de obras e receberam informações sobre o projeto arquitetônico.

Os visitantes chegaram ao Campus Jorge Amado após as 17h, e foram recebidos no gabinete da Reitoria pelo reitor, pela vice-reitora, Joana Angélica Guimarães e pelos professores Robson Magalhães, Carlos Caroso e Joseline Pippi. Mais tarde, anfitriões e visitantes percorreram o caminho até o pavilhão de aulas. A comitiva esteve na biblioteca e conversou com os alunos que ali estavam.

Em seguida, a roda de conversa começou com a apresentação de cada um dos professores visitantes e dos estudantes e professores da UFSB, com mediação da decana do IHAC CJA, professora Ita de Oliveira e Silva. Gestores e estudantes expuseram as iniciativas da UFSB, como a aprendizagem ativa e as equipes de aprendizagem que atuam junto a equipes de saúde, por exemplo. Os estudantes presentes falaram sobre suas experiências em relação à universidade e a proposta institucional. Os visitantes de Princeton entabularam perguntas aos alunos e servidores, para entender melhor as ações institucionais: realidade socioeconômica dos discentes, assistência estudantil, participação das categorias na gestão da universidade, políticas afirmativas, o que são os colégios universitários, entre outros temas. Os alunos também apresentaram o debate sobre as cotas para cursos de segundo e terceiro ciclos, em andamento na UFSB para lançamento dos editais de assistência estudantil, exibindo os argumentos em um vídeo que foi produzido por eles.

Palestras

Os professores Pedro Monteiro e João Biehl proferiram suas palestras nesta quarta-feira (02) pela manhã, no Campus Jorge Amado. O tema abordado foi “O Brasil de lá: cultura, ensino e deslocamento num contexto internacional” e “A Saúde e as Humanidades: Conectando Pesquisa-Ensino-Ação Comunitária e Repensando Ética, Política e Trajetórias de Vida”. João Biehl falou sobre a Universidade de Princeton, sua localização, história, estrutura e modelo. Apontou similaridades com a UFSB ao falar sobre a importância do método interdisciplinar e da introdução nas grandes áreas antes da escolha específica. O docente relatou ainda seu trabalho como antropólogo, no qual convive com pessoas no seu cotidiano para uma melhor visão e compreensão do contexto encontrado. Pedro Monteiro, por sua vez, explicou sobre a complexidade da quebra do tradicionalismo em uma universidade tão antiga como Princeton. Essa quebra visa uma maior diversidade social e cultural. A questão racial no Brasil e as cotas foram temas também de discussão em seu relato.

Quinta-feira, 3 de agosto

• 07:30 – 8:30 – Deslocamento para Arataca
  • 08:30-09:30 – Visita ao Assentamento Terra à Vista do MST
    • Apresentação do Projeto Teia dos Povos (Conselheiro Joelson Ferreira)