notícias portal cursos

Equipes de Avaliadores do MEC/INEP farão visitas à UFSB como parte do processo de Reconhecimento de Cursos

8 de agosto de 2017   //   Por:   //   Notícia

A partir do dia 09 de agosto, a UFSB receberá as primeiras visitas das equipes avaliadoras do MEC/INEP. Essas visitas são previstas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que prevê como obrigatoriedade que os cursos de graduação sejam avaliados periodicamente. Dessa forma, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento. Neste contexto, a UFSB encontra-se no processo de Reconhecimento de Cursos.

Esta avaliação tem como objetivo verificar se a proposta de projeto apresentada na autorização dos cursos foi cumprida e além disso, avaliar através de um instrumento próprio as dimensões Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Instalações Físicas da Instituição. Ressalta-se que o reconhecimento do curso é uma condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. Este momento mostra-se de grande relevância para a Universidade, uma vez que ela está em processo de implementação e consolidação de cursos e a avaliação realizada será refletida nos conceitos obtidos.

As primeiras visitas das equipes avaliadoras do MEC/INEP ocorrerão neste mês de agosto e visam avaliar os Bacharelados Interdisciplinares em Humanidades (09 a 12/08, Campus Sosígenes Costa) e em Ciências (13 a 16/08, Campus Jorge Amado) e a Licenciatura Interdisciplinar em Matemática, Computação e suas Tecnologias (23 a 26/08, Campus Sosígenes Costa). Para o mês de outubro, a programação de visita será para avaliação da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias que ocorrerá entre os dias 04 a 07/10 no Campus Jorge Amado.