20170817_092409

Encontro de Gestores de Comunicação foi marcado por troca de experiências entre Universidades

23 de agosto de 2017   //   Por:   //   Notícia

Entre os dias 17 e 19 de agosto, a UFSB esteve presente no II Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento contou mesas redondas, exposições de cases e trabalhos em grupos temáticos.

O Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais foi criado em 2016, e tem como principal objetivo assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES na área de Comunicação das IFES, além de defender a universidade pública, gratuita e de qualidade.

Como tema principal do Encontro, a Política Institucional de Comunicação foi objeto da palestra de abertura do renomado escritor e professor Wilson da Costa Bueno, que fez uma explanação dos conceitos de Política de Comunicação, seus objetivos, pressupostos e desafios encontrados. Com uma palestra bem esclarecedora, Bueno relembrou que a comunicação de uma Instituição é responsabilidade de todos, e reiterou a sua importância no atual contexto político, econômico e social.

Além do tema central, também foram discutidos temas essenciais para a consolidação da UFSB, como a Interiorização e divulgação das IFES, elaboração e implantação de Política Institucional de Comunicação, a comunicação na interface dos sistemas de informação, Radiodifusão e gestão das emissoras públicas e Divulgação científica.

O Encontro foi marcado pela troca de experiências entre as universidades e os diversos relatos de obstáculos e superações nesses últimos tempos. A ideia é que, a partir da experiência do outro, a instituição possa solucionar mais facilmente os desafios encontrados na sua própria realidade.