IMG_20170723_134511276

UFSB assina Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Territorial de Agroecologia dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica

26 de julho de 2017   //   Por:   //   Notícia

A UFSB formalizou, no último domingo (23/7), a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Territorial de Agroecologia dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica, organização que representa a Teia dos Povos. A Teia constitui uma ampla articulação que vem sendo construída desde 2012 na região Sul da Bahia, entre movimentos sociais do campo e da cidade, povos indígenas, comunidades extrativistas, quilombolas e povos de terreiro.

IMG_20170723_152203903_HDRO acordo foi assinado em visita ao Assentamento Terra Vista, no município de Arataca, pelo reitor Naomar de Almeida Filho. Participaram da cerimônia Joelson Ferreira, articulador da Teia e representante do Conselho Estratégico Social no CONSUNI, Deysiane Ferreira Almeida, Coordenadora da Associação, Nego Elder e Solange Brito, também articuladores da Teia.

O reitor estava acompanhado de comitiva de professores da UFSB que visitou uma das áreas de pesquisa de campo do Assentamento. Durante a atividade, os coordenadores da Teia dos Povos reforçaram o convite para que a UFSB participe do Projeto de Recuperação e Implantação de 400 mil hectares de Cacau Cabruca e Sistemas Agroflorestais, lançado em fevereiro deste ano pela Teia em parceria com o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima). O objetivo do plano é recuperar 200 mil hectares de cabruca e implantar 200 mil hectares de agroflorestas no Sul, Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia, lançando as bases para uma economia compatível com a sociobiodiversidade da Mata Atlântica.

Naomar concordou com a participação no Projeto dos 400 mil Hectares e acenou para a ampliação futura das parcerias com a Teia. O acordo assinado no domingo abarca propostas de atuação conjunta construídas no âmbito do Fórum Social e do Conselho Estratégico Social da UFSB. A cooperação prevê, inicialmente, cinco linhas de ação: realização anual das Jornadas de Agroecologia da Bahia; titulação de mestres de saberes tradicionais; mobilização da sociedade regional em defesa da universidade pública; articulação de programas interinstitucionais de pós-graduação; implementação de arranjos produtivos locais nos territórios da Teia dos Povos.

Em abril, a Teia dos Povos realizou em Porto Seguro a V Jornada de Agroecologia da Bahia. Nesse evento, a UFSB já participou como parceira oficial. Desde 2016, alunos e professores da universidade já têm realizado diversas outras atividades em parceria com as comunidades da Teia, como é o caso das Semanas de Vivência Interdisciplinar no SUS, que já tiveram duas edições.