195A1850

Primeiro decanato eleito para IHAC do Campus Paulo Freire tomou posse

5 de julho de 2017   //   Por:   //   Notícia

Os professores Fabrício Luchesi Forgerini e Rodrigo Oliveira Fonseca, respectivamente os primeiros decano e vice-decano escolhidos pela comunidade universitária para o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Paulo Freire, receberam os seus cargos em solenidade realizada no início da noite desta terça-feira (4/07). Com isso, mais uma equipe de gestão escolhida democraticamente pela comunidade universitária assumiu suas funções, somando para o amadurecimento institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A primeira cerimônia de posse aconteceu na segunda, no Campus Jorge Amado.

Os termos de posse foram assinados pelos novos gestores do IHAC

As falas durante a solenidade foram breves. A representante da comunidade externa no conselho da Congregação do CPF, Moane Vieira Souza, desejou união e colaboração para os novos gestores. A professora Stella Narita, decana pro temporefalou do cenário difícil para a educação brasileira e se disse grata pela oportunidade de desempenhar a função à frente do decanato. Muito emocionada, Stella também agradeceu aos servidores do Campus Paulo Freire pelo trabalho diário.

O decano eleito, Fabrício Forgerini, agradeceu a confiança depositada na proposta da chapa Transparência e Participação na consulta. Ele falou que ainda há diversos aspectos que dependem apenas da UFSB e que podem ser resolvidos pela própria universidade, separando problemas no contexto federal e nacional dos impasses internos. Ao citar questões pendentes no funcionamento institucional, Forgiarini afirmou que a comunidade poderá contar com sua vontade de trabalhar pelo aprimoramento, com diálogo e escuta.

Professora Joana falou do contexto atual para a Educação e conclamou a comunidade a colaborar para melhorar a UFSB

A vice-reitora, professora Joana, destacou o significado do momento da construção da comunidade UFSB, com as consultas que estão ocorrendo e o envolvimento de estudantes, professores e técnicos. Ela falou ainda que há muito a ser resolvido, e que isso será possível com a colaboração. Agradeceu aos servidores pioneiros, e à equipe que entrega o decanato, Stella e Mateus, pelo trabalho de continuidade desenvolvido pelos professores Francesco e Kennedy. Joana aproveitou para comentar sobre o cenário nacional, de ameaça às instituições e aos direitos, como a PEC que propõe a retirada da gratuidade da educação pública no nível superior. “Teremos tempos difíceis pela frente”, disse, ressaltando a necessidade de colaboração e esforços para prosseguir na construção da UFSB e de um país melhores.

A professora Joana aprofundou a análise a partir da leitura do professor Fabrício sobre a dimensão externa e a interna, e que por isso as questões internas devem ser enfrentadas com diálogo franco, aberto e maduro, pois dependem somente da UFSB. O papel dos decanos eleitos é diferente, disse Joana, pois os pro tempore encararam muitas indefinições. Os decanos eleitos têm a missão de reforçar e renovar o compromisso com a democracia e o diálogo, de diversidade e convivência respeitosa e proveitosa. “É com essa diversidade que se avançam as ideias”, concluiu, desejando sorte aos gestores eleitos.

A experiência da UFABC com bacharelados interdisciplinares

195A1905Após o encerramento da solenidade, teve início a aula inaugural prevista na Semana do Acolhimento do Campus Paulo Freire. A aula esteve a cargo do vice-reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), professor Dácio Roberto Matheus, e versou sobre o trabalho realizado naquela instituição com os bacharelados interdisciplinares. Para isso, ele falou da origem da instituição universidade enquanto espaço de conhecimento, e abordou a evolução e expansão institucional da academia, desde os modelos medieval, napoleônico e humboldtiano e sua distribuição em instituições no mundo.

Nesse percurso, o professor e gestor chegou à experiência brasileira, e a seguir, relatou a experiência da UFABC com os seus dois bacharelados interdisciplinares e a forma de conexão com as áreas profissionalizantes. Matheus também comentou as peculiaridades de gerenciamento da progressão dos alunos, e as dificuldades vividas nas avaliações junto ao Ministério da Educação e ao INEP, bem como as políticas desenvolvidas e os resultados positivos obtidos com o modelo pedagógico lá instalado.

195A1901

As posses dos decanatos ocorrem durante a Semana de Acolhimento, durante a qual os alunos ingressantes são apresentados ao funcionamento e estrutura da Universidade e participam de oficinas, minicursos e entram em contato com seus colegas veteranos e os servidores docentes e técnicos. Nesta quarta-feira (5), às 17h, ocorrerá a solenidade de posse dos decanos eleitos no Campus Sosígenes Costa.