195A1850

Primeiro decanato eleito para IHAC do Campus Paulo Freire tomou posse

5 de julho de 2017   //   Por:   //   Notícia

Os professores Fabrício Luchesi Forgerini e Rodrigo Oliveira Fonseca, respectivamente os primeiros decano e vice-decano escolhidos pela comunidade universitária para o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Paulo Freire, receberam os seus cargos em solenidade realizada no início da noite desta terça-feira (4/07). Com isso, mais uma equipe de gestão escolhida democraticamente pela comunidade universitária assumiu suas funções, somando para o amadurecimento institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A primeira cerimônia de posse aconteceu na segunda, no Campus Jorge Amado.

Os termos de posse foram assinados pelos novos gestores do IHAC

Os termos de posse foram assinados pelos novos gestores do IHAC

As falas durante a solenidade foram breves. A representante da comunidade externa no conselho da Congregação do CPF, Moane Vieira Souza, desejou união e colaboração para os novos gestores. A professora Stella Narita, decana pro temporefalou do cenário difícil para a educação brasileira e se disse grata pela oportunidade de desempenhar a função à frente do decanato. Muito emocionada, Stella também agradeceu aos servidores do Campus Paulo Freire pelo trabalho diário.

O decano eleito, Fabrício Forgerini, agradeceu a confiança depositada na proposta da chapa Transparência e Participação na consulta. Ele falou que ainda há diversos aspectos que dependem apenas da UFSB e que podem ser resolvidos pela própria universidade, separando problemas no contexto federal e nacional dos impasses internos. Ao citar questões pendentes no funcionamento institucional, Forgiarini afirmou que a comunidade poderá contar com sua vontade de trabalhar pelo aprimoramento, com diálogo e escuta.
 
Professora Joana falou do contexto atual para a Educação e conclamou a comunidade a colaborar para melhorar a UFSB

Professora Joana falou do contexto atual para a Educação e conclamou a comunidade a colaborar para melhorar a UFSB

A vice-reitora, professora Joana, destacou o significado do momento da construção da comunidade UFSB, com as consultas que estão ocorrendo e o envolvimento de estudantes, professores e técnicos. Ela falou ainda que há muito a ser resolvido, e que isso será possível com a colaboração. Agradeceu aos servidores pioneiros, e à equipe que entrega o decanato, Stella e Mateus, pelo trabalho de continuidade desenvolvido pelos professores Francesco e Kennedy. Joana aproveitou para comentar sobre o cenário nacional, de ameaça às instituições e aos direitos, como a PEC que propõe a retirada da gratuidade da educação pública no nível superior. “Teremos tempos difíceis pela frente”, disse, ressaltando a necessidade de colaboração e esforços para prosseguir na construção da UFSB e de um país melhores.
 
A professora Joana aprofundou a análise a partir da leitura do professor Fabrício sobre a dimensão externa e a interna, e que por isso as questões internas devem ser enfrentadas com diálogo franco, aberto e maduro, pois dependem somente da UFSB. O papel dos decanos eleitos é diferente, disse Joana, pois os pro tempore encararam muitas indefinições. Os decanos eleitos têm a missão de reforçar e renovar o compromisso com a democracia e o diálogo, de diversidade e convivência respeitosa e proveitosa. “É com essa diversidade que se avançam as ideias”, concluiu, desejando sorte aos gestores eleitos.
 
 

 

A experiência da UFABC com bacharelados interdisciplinares

 
195A1905Após o encerramento da solenidade, teve início a aula inaugural prevista na Semana do Acolhimento do Campus Paulo Freire. A aula esteve a cargo do vice-reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), professor Dácio Roberto Matheus, e versou sobre o trabalho realizado naquela instituição com os bacharelados interdisciplinares. Para isso, ele falou da origem da instituição universidade enquanto espaço de conhecimento, e abordou a evolução e expansão institucional da academia, desde os modelos medieval, napoleônico e humboldtiano e sua distribuição em instituições no mundo.
 
Nesse percurso, o professor e gestor chegou à experiência brasileira, e a seguir, relatou a experiência da UFABC com os seus dois bacharelados interdisciplinares e a forma de conexão com as áreas profissionalizantes. Matheus também comentou as peculiaridades de gerenciamento da progressão dos alunos, e as dificuldades vividas nas avaliações junto ao Ministério da Educação e ao INEP, bem como as políticas desenvolvidas e os resultados positivos obtidos com o modelo pedagógico lá instalado.

195A1901

As posses dos decanatos ocorrem durante a Semana de Acolhimento, durante a qual os alunos ingressantes são apresentados ao funcionamento e estrutura da Universidade e participam de oficinas, minicursos e entram em contato com seus colegas veteranos e os servidores docentes e técnicos. Nesta quarta-feira (5), às 17h, ocorrerá a solenidade de posse dos decanos eleitos no Campus Sosígenes Costa.