CURSO DE EXTENSÃO - MORFOSSINTAXE

Curso de Extensão “Tópicos Gramaticais: morfossintaxe”

26 de julho de 2017   //   Por:   //   Notícia

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

O Curso de Extensão “Tópicos Gramaticais: morfossintaxe”  – elaborado por Angela Ignatti e Fernanda Lunkes, docentes da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado (IHAC/CJA) da UFSB – surgiu da demanda de professores em fase de formação inicial (licenciandos) ou em fase de formação continuada de aprimorarem seus conhecimentos sobre as estruturas gramaticais da Língua Portuguesa.

Esse curso visa discutir conceitos básicos e fundamentais das estruturas morfológicas e sintáticas da oração e do período e tem como conteúdo programático os seguintes tópicos específicos:

Coordenação e Subordinação: usos da vírgula e ponto e vírgula como elementos construtores de sentido; Termos integrantes: Complemento Verbal, Complemento Nominal, Agente da passiva e o uso dos pronomes oblíquos; Regência Verbal, Regência Nominal e suas relações com o uso da crase.

A duração do curso será de 60 horas na modalidade semipresencial, com três encontros presenciais, aos sábados pela manhã, no Campus Jorge Amado da UFSB, em Itabuna, e com atividades a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Serão oferecidas 40 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição.

O público alvo são os estudantes da UFSB das Licenciaturas Interdisciplinares (LI), sobretudo a LI de Linguagens, professores de Educação Básica (Ensino Médio, Ensino Fundamental I ou II, Educação Infantil), mas também poderão se inscrever aqueles interessados em conhecer melhor as estruturas gramaticais da Língua Portuguesa. Para inscrever-se e para acompanhar o curso é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo e ter acesso a computador pessoal com conexão à internet.

Ao final do curso, os estudantes que obtiverem 75% de presença e nota acima de 7,0 terão acesso ao certificado, expedido pelo IHAC/CJA.