Porto

Campus Sosígenes Costa será a sede do VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros

21 de julho de 2017   //   Por:   //   Notícia

A sexta edição do Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (CBPN 2017) vai ocorrer entre os dias 20 e 22 de setembro de 2017, no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. O evento reunirá pesquisadores, estudantes, representantes de movimentos sociais e mestres de saberes tradicionais.  Dentre as atividades previstas na programação, constam palestras, minicursos e oficinas, intervalos culturais e mesas-redondas.

Nesta edição do Congresso as atenções se voltam para as relações raciais da população negra do Sul e Extremo Sul da Bahia. Com essa escolha, a expectativa é de manter um diálogo com as edições anteriores e focalizar em especial as experiências dessas pessoas em suas peculiaridades regionais, como por exemplo a proximidade com as populações indígenas e os baixos índices sociais. Por isso, o intuito é tornar visíveis as histórias, memórias, culturas, artes, saberes e reivindicações da população negra.

A promoção do evento é uma parceria entre a Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB), o Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSB, o Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (Pós-Afro/UFBA) e o Órgão de Educação e Relações Étnicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ODEERE/UESB).

Conheça mais detalhes da programação no site do evento e na página oficial no Facebook.