IMG_9853

Aula Inaugural no CJA relembra trajetória da UFSB e aborda sobre o atual cenário brasileiro

5 de julho de 2017   //   Por:   //   Notícia

IMG_9831Na terça-feira (04), ocorreu no campus Jorge Amado, a Aula Inaugural “Desafios do Ensino Superior no Brasil”, ministrada pelo reitor Naomar de Almeida. No entanto, ao invés da aula, o reitor convidou a todos para uma roda de conversa. Na ocasião, apresentou os pró-reitores presentes explicando resumidamente a função de cada pró-reitoria da universidade.

Em seguida, enfatizou as diferenças entre as universidade já existentes e a UFSB, que, segundo ele, prioriza dois aspectos importantes da sociedade: a inclusão social e a educação básica. Relatou ainda sobre as dificuldades encontradas na atualidade devido ao contexto nacional e a pouca relevância dada às universidades públicas.

De acordo com ele, a semana de acolhimento é um espaço para ouvir, dialogar e interagir. Nesse sentido, o reitor explicou que a UFSB tenta viabilizar soluções para quebra de elementos discriminatórios do sujeito. Ele lembra que, ao se abrir uma universidade em determinado local, a justificativa é a carência quanto à oferta de cursos naquela localidade. Mas, o que vem acontecendo é algo diferente: pessoas de outras regiões são atraídas para as universidades e a população local continua sem a estrutura necessária. IMG_9837

Para tentar amenizar a situação, a UFSB oferece os Colégios Universitários. Uma definição antiga, mas, pouco utilizada no Brasil em que os estudantes de localidades mais distantes têm a oportunidade de começar a cursar o curso superior em sua cidade natal.

Para finalizar, o pró-reitor de Gestão Acadêmica, Daniel Puig, comentou sobre o processo ensino/aprendizagem, enfatizando que na Instituição, todos aprendem e ensinam, não sendo unilateral esse processo.