195A1595

Mutirão de limpeza em Nova Ferradas é parte da Semana do Meio Ambiente

6 de junho de 2017   //   Por:   //   Notícia

O mutirão de limpeza previsto na Semana do Meio Ambiente ocorreu em alguns pontos do bairro Nova Ferradas nesta terça-feira (6) pela manhã. A ação ficou a cargo de uma equipe mista formada por estudantes e servidores da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), servidores da Prefeitura Municipal de Itabuna, funcionários da Biosanear e da Unime, e foi uma das atividades conjuntas agendadas para esta semana.

O ponto de partida foi o Sítio V da Fundação Marimbeta. A coordenadora de Sustentabilidade da UFSB, Valerie Nicollier, explicou que os pontos onde houve limpeza haviam sido previamente mapeados por integrantes do Ecotime da UFSB e da empresa Biosanear. Enquanto parte da equipe mista separava e coletava o lixo, servidores da prefeitura de Itabuna cortavam e limpavam áreas de mato no bairro, e estudantes entrevistavam os moradores a respeito do recolhimento e destinação do lixo domiciliar e conhecimento sobre os cursos d’água próximos, entre outros temas.

Ao longo do trabalho, os participantes do mutirão se depararam com pontos de depósito de lixo. O problema piora em partes do bairro no qual o caminhão de coleta não passa e nem há contêineres. Alunos, servidores compuseram a equipe de mais de 20 pessoas envolvidas no mutirão.

A ação integra o projeto Requalificação Urbanística-Ambiental de bairros: Integrando Comunidades, por sua vez derivado do projeto de revitalização da bacia hidrográfica do Rio Jacarezinho.  A Semana do Meio Ambiente conta com mais atividades nos três campi, como previsto na agenda.