WhatsApp Image 2017-06-07 at 08.18.58

I Semana do Meio Ambiente do Campus Paulo Freire ofereceu diversas atividades para a comunidade

13 de junho de 2017   //   Por:   //   Notícia

A I Semana do Meio Ambiente do campus Paulo Freire foi recheada de diversas atividades, como exposições, apresentações musicais, oficinas de artesanato, debates, apresentações de produção discente, plantação de mudas, eco cine com documentários de temas sobre sustentabilidade e meio ambiente, entre outros. DSCN3170

Terça-Feira (06), alunos e servidores do campus, assentados do MST, técnicos da Fertsul e participantes da comunidade plantaram mudas de árvores nativas, doadas pelo programa Arboretum, em bairro recém-formado em Teixeira de Freitas. Outras mais de 100 mudas foram doadas para plantio nos assentamentos Bela Manhã e Anita Garibaldi. 

Já na quarta (07), o professor Dirceu Benincá apresentou proposta para coleta seletiva no município de Teixeira de Freitas, a qual vem sendo discutida pelo Coletivo ‘Lixo Zero’. Logo após, houve debate com os mais de 40 participantes de vários setores do poder público (das três esferas) e privado, além de instituições de ensino médio, técnico e superior, filantrópicas, religiosas, empresariais e do terceiro setor.DSCN2969

A presidente da Associação de catadores de Teixeira de Freitas, Sebastiana de Moraes, falou das más condições de trabalho, da situação de miséria da maioria dos catadores que atuam no aterro sanitário, e das perspectivas do fortalecimento da associação. A proposta foi de implantação de coleta seletiva, reciclagem e educação ambiental que visem melhoria da qualidade de vida dos catadores, através de adequada instrumentalização; adequação do destino e aproveitamento dos resíduos; preservação ambiental; e melhoria da limpeza e paisagem urbana.

Na quinta (08), a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) realizou a Oficina de Artesanato com materiais recicláveis – vidro e garrafa PET. Filhos dos servidores participaram e se deslumbraram com a “mágica” do corte do vidro com barbante e fogo. Neste mesmo dia, a educadora e blogueira de literatura infantil, Ananda Luz, trouxe para as crianças o projeto “Caixas da Natureza” do Ser Criança é Natural. A ideia é observar e compartilhar elementos da natureza recolhidos dos espaços em que as famílias vivem ou visitam e trocar com outra família no Brasil.

DSCN2927Também foi realizada a exposição ‘Criações com recicláveis’, onde os participantes experimentaram as poltronas feitas de pneus e se encantaram com a delicadeza dos objetos de decoração feitos de papel dobrados e encaixados artesanalmente. Um trator feito com restos de fogão, madeira e pneus usados fez alegria de crianças e adultos.

Além das atividades, o campus foi presenteado com três shows: Banda Cover Evanescence, com Larissa Neves, servidora do campus; música instrumental com a Duo Ambiente, com os músicos Marcus Matraca e Sandro Monari; e a dupla do pop reggae, Rafael Leite e Vitor Silva.

 

DSCN2895