notícias portal meio ambiente (1)

UFSB em preparativos para a Semana do Meio Ambiente

31 de maio de 2017   //   Por:   //   Informativo

Assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico. Garantir proteção contra a poluição hídrica e desastres relacionados à água; preservar os ecossistemas em um clima de paz e estabilidade política.

O parágrafo acima descreve o significado do termo “segurança hídrica” de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Basta comparar os objetivos listados na definição com a situação dos rios em nossa cidade para se ter ideia do tamanho do desafio e da necessidade de vencê-lo. É com o intuito de conscientizar e de preparar a comunidade para agir em prol da qualidade da água dos rios que a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) propõe a Semana do Meio Ambiente, entre 5 e 9 de junho.

Cada um dos três campi deverá realizar atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente.

Itabuna

Em Itabuna, a proposta local é intitulada “De Olho no Rio Jacarezinho”, importante afluente do Rio Cachoeira. Conforme a coordenadora de Sustentabilidade, Valerie Nicollier, o objetivo será fortalecer o projeto de requalificação urbana e ambiental dos bairros de Ferradas, Nova Ferradas, Fernando Gomes e Nova Esperança, no entorno do Campus Jorge Amado. Esse projeto está sendo desenvolvido em parceria entre a UFSB e a Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itabuna (PMI) e a União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime).

No dia 08, haverá a apresentação Apresentação dos PPCs de 2º Ciclo de Engenharia Agrícola e Ambiental (Relator Prof. João Batista) e Engenharia Florestal (Relatora Profa Mara Agostini)  às 17:30h, no Campus.

Além disso. algumas atividades já estão ocorrendo nos bairros. Docentes e estudantes de Arquitetura da Unime realizam diagnóstico em Ferradas e Nova Ferradas. Professores e alunos do componente curricular Sociedade e Contexto Planetário, por sua vez, trabalham com um diagnóstico socioambiental no bairro Nova Esperança. Os resultados desses trabalhos serão divulgados na abertura da Semana do Meio Ambiente, no dia 10 de junho.

Outras ações estão sendo programadas. Na agenda já definida, constam o mutirão de limpeza nos bairros que será realizado nos dias 5 e 6 de junho pela manhã, junto com a Prefeitura, a Unime e as comunidades. Também fazem parte da Semana debates, mutirões, palestras e oficinas.

Programação Campus Jorge Amado

Programação Campus Jorge Amado –  dia 06/06 – Mutirão

Programação – Sábado (10)

Teixeira de Freitas

O EcoTime do Campus Paulo Freire convida toda a comunidade para participar da programação da I Semana de Meio Ambiente da UFSB em Teixeira de Freitas.

A Semana conta com uma programação variada com exposições, apresentações musicais, oficinas de artesanato, roda de conversa, apresentações de produção discente, troca de experiências, plantação de mudas e intervenções artísticas.

No mesmo momento, será inaugurado o Green Card solidário, que utilizará o mesmo molde do cartão fidelidade. Funcionará da seguinte forma: doações de resíduos recicláveis secos, orgânicos, eletroeletrônicos, óleo de cozinha usado e bucha doméstica sintética acumulam assinaturas que ao final de 10, serão convertidos em brindes ecológicos (criação da bolsista do Ecotime-CPF, Clara Viana).

Programação Campus Paulo Freire

Programação Campus Paulo Freire – 08/06 – Oficina “Cenário e perspectivas da Restauração Florestal na Bahia”

Programação – Eco Cine (09)

Tabela – Oficinas

Porto Seguro

Já a programação do Campus Sosígenes Costa vai contar com a Palestra “Jardim Botânico FLORAS: um sonho possível?” e apresentação e discussão da proposta do Jardim Botânico pelo Prof. Jorge Costa, no dia 05/06, das 9h às 12h .

A Sustentabilidade na UFSB também será debatida em uma mesa redonda com data e horário ainda a serem definidos.