DSC_0101

Seminário do Programa de Apoio à Permanência concluiu ciclo dos editais BAP 02/2015 e 05/2015

16 de maio de 2017   //   Por:   //   Notícia

Servidores e alunos compartilharam resultados no segundo Seminário do Programa de Bolsa de Apoio à Permanência (BAP). A atividade ocorreu simultaneamente nos três campi da UFSB na manhã do dia 13, sob a coordenação de servidores ligados à Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis). O principal objetivo era a apresentação dos resultados dos planos de atividades desenvolvidos pelos alunos beneficiados com as bolsas dos editais 02/2015 e 05/2015.

A BAP existe para apoiar a manutenção dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio de processo de seleção e verificação, os editais BAP destinam as bolsas para esse público, que passa a ter a chance de se adaptar ao ambiente acadêmico e se dedicar à sua formação. Para isso, cada bolsa tem como contrapartida a atuação em carga horária semanal em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O BAP passou por mudanças em 2016. Com a aprovação da resolução 01/2016, BAP I e BAP II foram extintas, dando lugar à “nova” BAP. A nova configuração do Programa de Apoio à Permanência possibilitou o acúmulo de bolsas e auxílios, o que levou muitos bolsistas das modalidades antigas a migrar para a nova BAP. Dos 405 contemplados, 131 optaram por permanecer e cumprir os planos já iniciados.

A alteração na oferta da Bolsa de Apoio à Permanência permitiu que mais estudantes passassem a ser atendidos pelo Programa de Apoio à Permanência Estudantil por meio dos Auxílios Alimentação, Transporte e Moradia.

Como a bolsa BAP é concedida a alunos que desenvolvem planos de atividades previamente contemplados, o fechamento do ciclo compreende a exposição dos resultados. Conforme a diretora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Amanda Bastos, havia a previsão de 131 apresentações de resultados. Com os pedidos de alguns estudantes por uma nova data para essa etapa, mediante justificativas aceitas, 84 estudantes expuseram seus relatórios. Os demais acadêmicos deverão concluir a etapa em nova data.

Para a diretora, o Seminário foi “exitoso”. A atividade foi composta de exposições dos projetos desenvolvidos pelos estudantes nas áreas de pesquisa, extensão, cultura e sustentabilidade, entre outros, com mediação e avaliação de docentes da UFSB.