Edital 08 - arte

Segunda edição do Projeto da Semana de  Vivência Interdisciplinar no SUS ocorrerá em Junho

3 de maio de 2017   //   Por:   //   Notícia

Alunos dos três campi da UFSB poderão se inscrever para participar da Semana de Vivência Interdisciplinar no Sistema Único de Saúde (II SEVI-SUS/UFSB) entre os dias 04 e 06 de maio, por meio de formulário onlineA iniciativa é organizada por estudantes da Coordenação do Centro Acadêmico do BI Saúde do Campus Jorge Amado e o processo seletivo está descrito no Edital N°08/2017 na área de editais da UFSB 2017. Os selecionados experimentarão um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de trabalhadores comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população, no período de 25 de junho a 02 de julho, nas cidades de Arataca e Itabuna- BA.

São 32 vagas para estudantes na modalidade vivente e 08 vagas para a modalidade facilitador, sendo discentes regularmente matriculados na UFSB, dos três campi (Jorge Amado, Sosígenes Costa e Paulo Freire) e dos Colégios Universitários (CUNIS), de todos os bacharelados e licenciaturas interdisciplinares e também da Área Básica de Ingresso.

Os interessados devem atender os critérios de seleção estabelecidos no edital da Progeac N°08/2017.

Logo SEVI-SUSNo cronograma da seleção,  o resultado das inscrições será divulgado até o dia 09 de maio, com entrevistas nos dias 11, 12 e 13 de maio. Cada candidato selecionado receberá, através de e-mail, local ou link da webconferência, data e horário da entrevista. O resultado parcial da seleção será publicado até o dia 15 de maio de 2017, no site da UFSB. Os recursos deverão ser enviados para o endereço sevisus.ufsb@gmail.com, até às 23 horas e 59 minutos do dia 16 de maio de 2017. O resultado final dos selecionados será publicado no dia 17 de maio de 2017, no site da UFSB.

Além da chance de ver de perto como funciona o SUS, os alunos selecionados terão transporte, alimentação e alojamento para os oito dias da vivência. Os serviços de Saúde de Arataca e Itabuna serão os espaços de imersão e convívio. A certificação será de 78h para os participantes viventes e 110h para facilitadores, que terão de ter disponibilidade integral para as atividades da vivência.

A ideia da vivência se inspirou no funcionamento do projeto VER-SUS, ligado ao Ministério da Saúde. O intuito é que os estudantes possam vivenciar o ambiente e conhecer de perto gestores, trabalhadores e os usuários do sistema. As estratégias de atenção, a gestão do atendimento, os processos de educação são alguns dos aspectos do SUS que a vivência vai mostrar aos participantes. Com isso, espera-se preparar os futuros trabalhadores e pesquisadores da Saúde para entender o valor dos serviços prestados e para lutar pelo aperfeiçoamento do SUS. A ideia de promover a vivência em uma região interiorana e em um assentamento, por sua vez, vai contribuir para o entendimento de como as comunidades distantes dos grandes centros são atendidas, enriquecendo o debate sobre o sistema a partir das experiências que cada um adquirir nesta edição.

A Comissão Organizadora presta mais informações a partir da página no Facebook e e-mail sevisus.ufsb@gmail.com.