Apresentação do Maracatu

Programa Estação dos Saberes encerrou 1º trimestre de atividades no Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro

24 de maio de 2017   //   Por:   //   Notícia

O programa Estação de Saberes concluiu o trimestre de atividades com uma série de apresentações e exposições no Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEPS) na manhã do dia 20 de maio.  A agenda serviu como para mostrar à comunidade acadêmica e escolar o trabalho desenvolvido pelos estudantes e docentes envolvidos no programa, que envolve conhecimentos de múltiplas áreas.

Conforme relato enviado pela equipe responsável pelo evento, a série de atividades incluiu apresentações culturais, a partir das 10h, na quadra do colégio. As atrações eram os grupos musicais e artísticos compostos por estudantes do colégio e os professores. Um exemplo foi o projeto Banda CIEPS, conduzido pelo professor Denys Câmara, com o tema Homenagem a algumas bandas tradicionais escolhidas pelos alunos.

Coreografias e apresentações musicais abrangeram diferentes estilos e movimentos culturais, do pop contemporâneo ao maracatu Leão Coroado, um dos mais antigos maracatus do Brasil, datado de 1863. Neste último caso, tratou-se de expor o que se aprendeu com uma das estações dos saberes, orientada pela professora Eloisa Domenici e realizada por alunos do CIEPS e da UFSB, que valorizou esse patrimônio cultural oriundo do estado de Pernambuco.

Em seguida, integrantes do Corpo de Bombeiros ministraram uma rápida aula sobre primeiros socorros, expondo os conhecimentos que foram também compartilhados em uma das estações ao longo do trimestre. Na sequência, as estações de saberes foram expostas nas salas de aula e em outros espaços do colégio. Uma delas foi a mostra artística de cerâmica indígena “Do barro ao cinema com os povos indígenas”, composta pelas peças confeccionadas na reserva Pataxó da Jaqueira um dia antes por alunos do CIEPS e da UFSB, pelo mestre ceramista Oiti Pataxó e por Paulo Souza, aluno do curso de Artes da UFSB. Essa estação faz parte do Programa de Extensão Arte, História e Língua Maxakali-Pataxó: Educação Pública Intercultural e Integral na Região Sul da Bahia, coordenado pela professora Rosângela de Tugny da UFSB.

As demais estações tinham como assuntos  temas como Química Sustentável no Cotidiano; Teatro, Espaço de Convivência; Artes Visuais; Jogos Pedagógicos; Oficineco: Horta e Paisagismo; Grafitismo, Arqueologia da paisagem: A fotografia do real e a paisagem do ideal; Turismo e Globalização: Inglês; Introdução ao planejamento estratégico de carreira profissional. No turno da tarde, as atividades esportivas marcaram a continuidade da programação com a estação Jogos Esportivos e Recreativos.

Com informações de Nicholas Lula Dias Ralile (estudante da UFSB) e Rosângela de Tugny (docente da UFSB)