mesa no forproex

Forproex discutiu rumos da Extensão no Brasil

25 de maio de 2017   //   Por:   //   Informativo, Notícia

Entre os dias 17 e 20 de maio, o Campus Sosígenes Costa da UFSB sediou o 41º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). O encontro teve como tema central A extensão na perspetiva da integração social. O reitor Naomar de Almeida Filho ministrou a conferência de abertura para cerca de 150 participantes de 97 Instituições Públicas de Educação Superior de norte a sul do país.

Durante o evento, diversos temas ligados à extensão foram debatidos, tais como Políticas de Financiamento, Princípios da Extensão Universitária, Experiências de Curricularização e a Extensão e as Universidades no Contexto de CriseA UFSB se destacou ao apresentar suas experiências inovadoras de extensão, através dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), da realização do Fórum Social e da constituição do Conselho Estratégico Social. “Foram quatro dias intensos de debates sobre os rumos da Extensão no Brasil, de como podemos estabelecer parcerias institucionais e ações de resistência em meio às ameaças de cortes de verbas e retrocessos nas políticas sociais, em especial, da extensão” avaliou a pró-reitora de Sustentabilidade e Integração Social da UFSB, professora Fabiana Costa.

No final foi eleita a nova coordenação nacional do Forproex, que será composta pelo professor Daniel Pansarelli, da Universidade Federal do ABC (UFABC), como presidente e a professora Marilisa do Rocio Oliveira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), como vice-presidente.

O 42º Encontro Nacional do FORPROEX está previsto para ocorrer nos dias 16 e 17 de novembro de 2017 na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) tem previsão de realização no 1º semestre de 2018, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Com fotografias de Alfredo Balduíno Santos (UDESC).